Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Musical experience and the ability to read others’ emotions

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por César Lima (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa).

Over the past two decades, there has been widespread interest in the idea that music training enhances nonmusical abilities. Debates on transfer of learning remain contentious, however, and most work to date has focused on music training effects on linguistic processing and on domain-general cognitive abilities such as IQ. Much less is known about potential transfer from music to socioemotional skills, even though social and emotional processes are central to many musical activities. In this talk, I will present a series of studies examining the role of music training and musical abilities on emotion recognition in voices and faces. The data show that musically trained adults perform better than untrained ones at recognizing emotions in emotional speech prosody (‘tone of voice’) and in purely nonverbal vocalizations, such as laughter and crying. This advantage is observed when vocal expressions are intact and when sensory/acoustic information is limited (gating paradigm), but it does not extend to the visual modality, for the recognition of facial expressions. Importantly, converging correlational and longitudinal data raise doubts about the causal role of music training in explaining the musicians’ advantage in vocal emotional processing: (1) adults with ‘naturally’ good musical abilities show enhanced performance at recognizing vocal emotions regardless of their music training, indicating that training itself is not necessary to improve vocal emotional processing; and (2) in a longitudinal study with children, we found that music training improved auditory-perceptual and motor abilities, but not vocal and facial emotional processing. Altogether, these findings indicate that music training can be associated with enhanced emotion recognition in the auditory modality, but there is currently no evidence that such enhancements reflect experience-dependent brain plasticity. Instead, we document an important role for factors other than music training (e.g., predispositions) that should be considered when discussing associations between musical and nonmusical domains.


César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

15h00

Earth Systems Seminar, por Valentin Bauer (MINES Paris).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Duarte Barral (NOVA Medical School).

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

Grupo de estudantes

27 de novembro: A Cerimónia contará com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados - candidaturas até 12 dezembro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos - candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 30 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.