Webinar ULisboa nos Trópicos

Alterações climáticas, Paisagens e relações Não-humanas dos Anãki (Bijagós) da Guiné-Bissau

Evento online
Banner do evento, com indicação do título, orador, dia e hora

Por Rui Sá (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

Os Bijagós da Guiné-Bissau são um grupo étnico que mantém uma profunda relação intrínseca e identitária com a Natureza. Recorrendo a mecanismos de gestão tradicional, usam os recursos que os serviços dos ecossistemas lhes propiciam de forma ainda sustentável, mas estão também já a sofrer com os efeitos das alterações climáticas.

A partir de um périplo etnográfico - fruto de pesquisa antropológica no terreno de vários anos - neste webinar tentarei demonstrar de que forma os Añakis da ilha de Canhabaque se organizam culturalmente em torno das diferentes paisagens que constituem e caracterizam a ilha e como a inter-relação com outros seres não humanos (i.e, espíritos, almas dos antepassados, animais e plantas) provocam uma alternativa ontológica.

Esta pesquisa é decorrente do projeto de investigação em curso ”EnviroAnth - O contributo da Antropologia Ambiental e da Etnobiologia para a compreensão da sociedade em transformação", integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Inscrições

10h30
CTROP - Colégio Tropical da ULisboa
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas