Webinar ULisboa nos Trópicos

Alterações climáticas, Paisagens e relações Não-humanas dos Anãki (Bijagós) da Guiné-Bissau

Evento online
Banner do evento, com indicação do título, orador, dia e hora

Por Rui Sá (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

Os Bijagós da Guiné-Bissau são um grupo étnico que mantém uma profunda relação intrínseca e identitária com a Natureza. Recorrendo a mecanismos de gestão tradicional, usam os recursos que os serviços dos ecossistemas lhes propiciam de forma ainda sustentável, mas estão também já a sofrer com os efeitos das alterações climáticas.

A partir de um périplo etnográfico - fruto de pesquisa antropológica no terreno de vários anos - neste webinar tentarei demonstrar de que forma os Añakis da ilha de Canhabaque se organizam culturalmente em torno das diferentes paisagens que constituem e caracterizam a ilha e como a inter-relação com outros seres não humanos (i.e, espíritos, almas dos antepassados, animais e plantas) provocam uma alternativa ontológica.

Esta pesquisa é decorrente do projeto de investigação em curso ”EnviroAnth - O contributo da Antropologia Ambiental e da Etnobiologia para a compreensão da sociedade em transformação", integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Inscrições

10h30
CTROP - Colégio Tropical da ULisboa