Webinar ULisboa nos Trópicos

Alterações climáticas, Paisagens e relações Não-humanas dos Anãki (Bijagós) da Guiné-Bissau

Evento online
Banner do evento, com indicação do título, orador, dia e hora

Por Rui Sá (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

Os Bijagós da Guiné-Bissau são um grupo étnico que mantém uma profunda relação intrínseca e identitária com a Natureza. Recorrendo a mecanismos de gestão tradicional, usam os recursos que os serviços dos ecossistemas lhes propiciam de forma ainda sustentável, mas estão também já a sofrer com os efeitos das alterações climáticas.

A partir de um périplo etnográfico - fruto de pesquisa antropológica no terreno de vários anos - neste webinar tentarei demonstrar de que forma os Añakis da ilha de Canhabaque se organizam culturalmente em torno das diferentes paisagens que constituem e caracterizam a ilha e como a inter-relação com outros seres não humanos (i.e, espíritos, almas dos antepassados, animais e plantas) provocam uma alternativa ontológica.

Esta pesquisa é decorrente do projeto de investigação em curso ”EnviroAnth - O contributo da Antropologia Ambiental e da Etnobiologia para a compreensão da sociedade em transformação", integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

CTROP - Colégio Tropical da ULisboa
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.