Webinar ULisboa nos Trópicos

Alterações climáticas, Paisagens e relações Não-humanas dos Anãki (Bijagós) da Guiné-Bissau

Evento online
Banner do evento, com indicação do título, orador, dia e hora

Por Rui Sá (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

Os Bijagós da Guiné-Bissau são um grupo étnico que mantém uma profunda relação intrínseca e identitária com a Natureza. Recorrendo a mecanismos de gestão tradicional, usam os recursos que os serviços dos ecossistemas lhes propiciam de forma ainda sustentável, mas estão também já a sofrer com os efeitos das alterações climáticas.

A partir de um périplo etnográfico - fruto de pesquisa antropológica no terreno de vários anos - neste webinar tentarei demonstrar de que forma os Añakis da ilha de Canhabaque se organizam culturalmente em torno das diferentes paisagens que constituem e caracterizam a ilha e como a inter-relação com outros seres não humanos (i.e, espíritos, almas dos antepassados, animais e plantas) provocam uma alternativa ontológica.

Esta pesquisa é decorrente do projeto de investigação em curso ”EnviroAnth - O contributo da Antropologia Ambiental e da Etnobiologia para a compreensão da sociedade em transformação", integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

CTROP - Colégio Tropical da ULisboa

Talk @LASIGE, por Catarina Gamboa (LASIGE/FCUL and ISR/CMU).

Apresentação por Luís Correia (Ciências ULisboa), no âmbito da pré-programação da IBERAMIA 2022 - 17th Ibero-American Conference on Artificial Intelligence.

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artem Ryabov (Charles University, Prague, Czech Republic).

.

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

Logótipo do evento

O conceito de One Health assenta no reconhecimento da necessidade de abordar as políticas de saúde numa perspetiva de interdependência humano-animal-ambiente.

Cognitive sciences have approached social cognition from two complementary perspectives. On one hand, social psychology and behavioural economics have mostly emphasized mentalizing, social perception, and our ability to model other minds. On the other hand, developmental psychology and motor neuroscience have more focused on imitating, social interaction, and our propensity to coordinate with others’ behaviour.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

Logótipo e data do evento

“There is often a considerable difference between what we think people need and what people want to use”. This is our perspective on how technology should be developed and will serve as the motto of this event.

O evento visa reunir investigadores interessados na aplicação de isótopos estáveis em estudos ecológicos e na utilização de dados históricos de biodiversidade disponíveis em coleções museológicas.

Mathematical Cultures Seminar, por Henrique Leitão (DHFC Ciências ULisboa/CIUHCT).

Título e data do evento, sobre uma fotografia da Ponte Vasco da Gama (Lisboa)

O evento decorre de 12 a 14 de julho de 2022, sob o lema CHEMISTRY: Forging bonds, e destina-se a todos os investigadores e alunos da ULisboa.

Banner do evento

David Avelar (Ciências ULisboa) é um dos oradores do webinário.

Banner do evento

The program will consist of plenary lectures, oral, flash and poster communications, and a round table about Science Communication.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.

Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida?

Logótipo do programa

Após 2 anos de interregno, o programa Ser Cientista está de regresso!

Imagem alusiva ao prémio

Candidaturas até 31 de julho.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Programa a disponibilizar futuramente.