4.ª edição

Unite! Dialogue Meeting

Barcelona, Espanha (com transmissão online)
Cartaz do evento

Dedicado ao tema "A consolidar o caminho para as universidades europeias 2030", o evento irá juntar todos os stakeholders relevantes para as ações de comunicação interna e externa desta Aliança.

Os encontros de funcionários e de estudantes das sete Universidades que compõem a Unite! ocorrem todos os seis meses e visam discutir os temas e as atividades que ocorrem dentro da Aliança. A 4.ª edição está prevista decorrer num formato híbrido, se as condições de saúde públicas relacionadas com a pandemia de Covid-19 assim o permitirem.

O programa do evento contará, para além das reuniões internas do staff e da direção da Unite!, com um conjunto de sessões abertas ao público, das quais se destacam a primeira reunião da Open Innovation U! Community e o primeiro “Branding Event” da Unite! dedicado às temáticas da ética e da Tecnologia.

O dia 30 de novembro terá como mote “A Unite! O passado, o presente e o Futuro” - os participantes poderão conhecer a fundo o propósito desta aliança bem como o caminho já percorrido e as perspetivas para o futuro, sendo convidados a perguntar tudo o que querem saber sobre a Unite!.


Unite! (University Network for Innovation, Technology and Engineering) é uma Aliança de Universidades Europeias, da qual a ULisboa faz parte. O seu objetivo é dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios sociais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento.

Logótipo CIE

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Título/data/local do evento e fotografia aérea de vias urbanas

Conferência da redeMOV, por Gabriel Costa Valença.

Edição anterior da Jobshop Ciências

Evento de empregabilidade - 08 e 09 de abril

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Neves (CFTC).

Título do evento

A collaborative initiative supported by five Portuguese research centers, aimed at strengthening and connecting the geometry research community in Portugal.

RSS Meetup, por Rodrigo Bruno (IST, ULisboa).

Uma palestra sobre o estudo e exploração das grutas e a sua relação com outras ciências, entre as quais a Arqueologia, a Biologia, a Química, a Física, entre outras.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Carlos Andreu (University of Valencia, Spain).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por André Moitinho (LIP).

Equipa da Raiz Vertical Farms

Uma Experiência Única sobre Agricultura Urbana e Energia Renovável.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Amidou Sorgho (Instituto de Astrofísica de Andalucía - IAA-CSIC, Spain).

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Skapinakis (Universität Tübingen / NOVA FCT).

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e representação de ser humano

Workshop de Medicina Nuclear, organizado pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Agatha Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Páginas