Reasoning Seminar

Reasoning with alternatives: semantics and the philosophy of language meet the psychology of reasoning

Faculdade de Letras da ULisboa
Imagem ilustrativa do evento

Por Salvador Mascarenhas (Department of Cognitive Studies, Ecole Normale Supérieure, Institut Jean-Nicod, Paris).

Natural language semantics and the psychology of reasoning and decision making overlap considerably. Virtually the totality of our body of data on human reasoning has been collected by means of linguistic stimuli. Conversely, the central methodology in linguistic semantics is to inspect intuitive entailment relations between sentences as a window into meaning. Yet the two fields have proceeded almost entirely in parallel, with very little contact over the past fifty years. In this talk, I explore two areas of beneficial convergence between the two fields within the realm of reasoning with propositional alternatives, such as provided by the English connective ‘or’. First, I give empirical evidence for complex interactions between interpretive processes and domain-general reasoning in deductive problems involving disjunctions. Second, I present a theory of reasoning grounded in linguistic insights that unifies seemingly disparate phenomena from the psychology of reasoning. I show that by combining logical elements with a Bayesian confirmation-theoretic component one can understand human reasoning as a process of asking questions and answering them with recourse to an evidentiary procedure. The resulting system provides a unified account of standard two-premise deductive problems such as studied in mental models and mental logic theories, and (in)famous problems from the heuristics and biases paradigm, such as the conjunction fallacy or base-rate neglect.

Sessão conjunta com o Seminário Tópicos de Filosofia da Ciência 2021 da pós-graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da FLUL.

16h00-18h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (António Zilhão - CFCUL/GI1)
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas