Reasoning Seminar

Reasoning with alternatives: semantics and the philosophy of language meet the psychology of reasoning

Faculdade de Letras da ULisboa
Imagem ilustrativa do evento

Por Salvador Mascarenhas (Department of Cognitive Studies, Ecole Normale Supérieure, Institut Jean-Nicod, Paris).

Natural language semantics and the psychology of reasoning and decision making overlap considerably. Virtually the totality of our body of data on human reasoning has been collected by means of linguistic stimuli. Conversely, the central methodology in linguistic semantics is to inspect intuitive entailment relations between sentences as a window into meaning. Yet the two fields have proceeded almost entirely in parallel, with very little contact over the past fifty years. In this talk, I explore two areas of beneficial convergence between the two fields within the realm of reasoning with propositional alternatives, such as provided by the English connective ‘or’. First, I give empirical evidence for complex interactions between interpretive processes and domain-general reasoning in deductive problems involving disjunctions. Second, I present a theory of reasoning grounded in linguistic insights that unifies seemingly disparate phenomena from the psychology of reasoning. I show that by combining logical elements with a Bayesian confirmation-theoretic component one can understand human reasoning as a process of asking questions and answering them with recourse to an evidentiary procedure. The resulting system provides a unified account of standard two-premise deductive problems such as studied in mental models and mental logic theories, and (in)famous problems from the heuristics and biases paradigm, such as the conjunction fallacy or base-rate neglect.

Sessão conjunta com o Seminário Tópicos de Filosofia da Ciência 2021 da pós-graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da FLUL.

16h00-18h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (António Zilhão - CFCUL/GI1)

Um grupo de investigadores em diferentes fases da carreira, da licenciatura ao pós-doutoramento, irá reunir-se para melhorar os artigos da Wikipedia relacionados com a História e a Filosofia da Ciência e da Tecnologia, sobretudo em tópicos relacionados com Portugal e as ciências ibéricas

Título/data do curso, logótipos dos organizadores e nome da formadora

This course provides a thorough introduction to the most widely used methods of program evaluation, also known as impact assessment. 

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

Título/data/local da iniciativa, sobre representação de plantas, aves e insetos

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Cromeleque dos Almendres

Sessão no âmbito do ciclo de conversas "Aqui, no Universo", por Fábio Silva e Luís Tirapicos (moderação de Vânia Maia).

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

Título/data da iniciativa e fotografia de quatro pessoas segurando vasos com plantas

Venha aprender como cultivar um futuro urbano mais sustentável!

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Carlos Pires (Instituto Dom Luiz e Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira, com inscrições até 26 de abril.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Páginas