Encontros Scientia

Dissecting out disease mechanisms using developmental biology: The case of LAMA2- deficient muscular dystrophy

Sala 2.2.14, FCUL, Lisboa

Por Solveig Thorsteinsdóttir (Development and Evolutionary Morphogenesis - cE3c).

Skeletal muscle development starts early in vertebrate embryos and progressively builds the skeletal muscles that make us able to move and breathe. Throughout most of our lives, skeletal muscle is a tissue with remarkable regenerative potential because it contains muscle stem cells, derived from embryonic muscle progenitor cells, which are tucked into a specific “niche” near the muscle fibres. When we grow as children or when our muscles are damaged, some of these cells turn on the muscle developmental programme leading to muscle growth and/or repair.

Congenital muscular dystrophies (CMDs) are diseases where the connection between muscle cells and the extracellular matrix molecule laminin 211 is faulty, leading to muscle weakness evident already at birth. LAMA2-CMD, where laminin 211 is absent, is among the most severe CMDs. Muscle damage and wasting starts early in life and patients rarely survive past their teens or early twenties. There is no treatment or cure.

Since infants with LAMA2-CMD are already affected at birth, the defect underlying the disease must have arisen during development in utero. Using a mouse model for the disease we have discovered that Lama2-deficient mouse foetuses display impaired muscle growth in utero and have abnormally low numbers of muscle stem cells within their muscles. The timing of this defect correlates with the stage where, during normal muscle development, the muscle stem cells enter their niche, which in the case of mutant foetuses, lacks laminin 211. To dissect out what causes this reduction, we are zooming in on how muscle stem cells normally interact with their niche and what goes wrong in the absence of laminin 211. Our objective is to identify molecules or pathways that can be targeted in early intervention therapies which may one day increase the lifespan, improve clinical outcomes and quality of life for LAMA2-CMD patients.

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Páginas