Seminários no âmbito do projeto Medea- Chart

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa
Mapa antigo

Por Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão (CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).


Métodos cartométricos e de modelação numérica no estudo de cartas náuticas antigas
Joaquim Alves Gaspar
CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

Nesta palestra, serão descritas as novas técnicas numéricas que têm vindo a ser desenvolvidas e aplicadas, no âmbito do projeto Medea-Char, ao estudo de cartas náuticas antigas. Serão descritos e exemplificados dois grupos distintos de métodos: os métodos cartométricos, que visam caracterizar as propriedades geométricas das cartas; e a modelação numérica, que tem por objetivo replicar essas mesmas propriedades através da simulação da sua construção, tendo por base um determinado conjunto de dados e assumções relativamente à forma como aquelas foram construídas. Procurar-se-á demonstrar quão efetivas e fáceis de utilizar essas técnicas são, não só pelos investigadores com formação matemática, mas também pelos historiadores tradicionais da cartografia.

 

A origem da projeção de Mercator: loxodrómicas, tabelas de rumos e cartografia
Henrique Leitão
CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

Como é bem sabido, numa projeção de Mercator o espaçamento entre paralelos adjacentes cresce com a latitude de tal maneira que os ângulos são conservados, fazendo com que a projeção seja conforme. Como consequência, nesta projeção todas as linhas de rumo (loxodrómicas) são representadas por segmentos de reta que fazem ângulos verdadeiros com os meridianos. É por causa desta propriedade que a projeção de Mercator veio a ser de importância crucial na navegação marítima e, mais geralmente, um verdadeiro marco na história da cartografia. Mas como é que Mercator concebeu originalmente esta ideia, apresentada pela primeira vez em 1569? Como é que a projeção de Mercator foi construída? Uma vez que o próprio Mercator não deixou qualquer relato acerca do modo como chegou à sua grande descoberta, há mais de um século que os historiadores têm debatido o assunto, mas de forma inconclusiva. Nesta comunicação apresentarei os resultados de trabalho feito em colaboração com Joaquim Alves Gaspar, mostrando como é possível resolver este antigo enigma. Mostrarei como, quer por fortes razões históricas, quer por clara evidência numérica, é possível explicar como Mercator construiu a sua famosa projeção.

 

Bibliografia:

  • Joaquim Alves Gaspar and Henrique Leitão, «Squaring the circle: how Mercator constructed his projection in 1569», Imago Mundi, 66.1 (2014) 1-24.
  • Henrique Leitão and Joaquim Alves Gaspar, «Globes, rhumb tables, and the pre-history of the Mercator projection», Imago Mundi, 66.2 (2014) 180-195.
  • Joaquim Alves Gaspar and Henrique Leitão, «How Mercator did it in 1569: From tables of rhumbs to a cartographic projection», Newsletter of the European Mathematical Society, nº 99 (March 2016) 44-49.
14h30-16h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Workshop sobre Arqueologia Histórica, Ciências Ambientais e Trabalho em Comunidade.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.