Seminários no âmbito do projeto Medea- Chart

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa
Mapa antigo

Por Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão (CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).


Métodos cartométricos e de modelação numérica no estudo de cartas náuticas antigas
Joaquim Alves Gaspar
CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

Nesta palestra, serão descritas as novas técnicas numéricas que têm vindo a ser desenvolvidas e aplicadas, no âmbito do projeto Medea-Char, ao estudo de cartas náuticas antigas. Serão descritos e exemplificados dois grupos distintos de métodos: os métodos cartométricos, que visam caracterizar as propriedades geométricas das cartas; e a modelação numérica, que tem por objetivo replicar essas mesmas propriedades através da simulação da sua construção, tendo por base um determinado conjunto de dados e assumções relativamente à forma como aquelas foram construídas. Procurar-se-á demonstrar quão efetivas e fáceis de utilizar essas técnicas são, não só pelos investigadores com formação matemática, mas também pelos historiadores tradicionais da cartografia.

 

A origem da projeção de Mercator: loxodrómicas, tabelas de rumos e cartografia
Henrique Leitão
CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

Como é bem sabido, numa projeção de Mercator o espaçamento entre paralelos adjacentes cresce com a latitude de tal maneira que os ângulos são conservados, fazendo com que a projeção seja conforme. Como consequência, nesta projeção todas as linhas de rumo (loxodrómicas) são representadas por segmentos de reta que fazem ângulos verdadeiros com os meridianos. É por causa desta propriedade que a projeção de Mercator veio a ser de importância crucial na navegação marítima e, mais geralmente, um verdadeiro marco na história da cartografia. Mas como é que Mercator concebeu originalmente esta ideia, apresentada pela primeira vez em 1569? Como é que a projeção de Mercator foi construída? Uma vez que o próprio Mercator não deixou qualquer relato acerca do modo como chegou à sua grande descoberta, há mais de um século que os historiadores têm debatido o assunto, mas de forma inconclusiva. Nesta comunicação apresentarei os resultados de trabalho feito em colaboração com Joaquim Alves Gaspar, mostrando como é possível resolver este antigo enigma. Mostrarei como, quer por fortes razões históricas, quer por clara evidência numérica, é possível explicar como Mercator construiu a sua famosa projeção.

 

Bibliografia:

  • Joaquim Alves Gaspar and Henrique Leitão, «Squaring the circle: how Mercator constructed his projection in 1569», Imago Mundi, 66.1 (2014) 1-24.
  • Henrique Leitão and Joaquim Alves Gaspar, «Globes, rhumb tables, and the pre-history of the Mercator projection», Imago Mundi, 66.2 (2014) 180-195.
  • Joaquim Alves Gaspar and Henrique Leitão, «How Mercator did it in 1569: From tables of rhumbs to a cartographic projection», Newsletter of the European Mathematical Society, nº 99 (March 2016) 44-49.
14h30-16h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Nuno Leonardo (LIP).

This workshop aims to explore crucial issues raised by contemporary computational models and methods in AI. The focus will be on fostering discussions about the epistemological, ontological, and formal considerations, as well as the societal implications of AI systems.

Título/data/local do evento e logótipos de Ciências ULisboa e do GAPsi

Palestra promovida pelo GAPSI - Gabinete de Apoio Psicológico de Ciências ULisboa.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por André Gonçalo Azevedo Pedro.

Data Science Seminar, por João Mendes (IBEB & LASIGE).

Título/data/local do evento e três fotografias relacionadas com a permacultura

Permacultura? Não é uma pseudociência esotérica? Uma utopia sem fundamento científico? Para desmistificar estas e outras ideias, o permacultor certificado Tiago Silva (SmartLeap) guiar-te-á pelos caminhos desta prática multidisciplinar, fundada em sólidas bases empíricas.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ricardo Dias (Departamento de Física, Universidade de Aveiro, Portugal).

Título/data/local do evento e logótipos da FCT, PRR e ULisboa

O programa incluirá uma mesa-redonda e a apresentação do Programa ERC-Portugal, enquanto instrumento de apoio à comunidade científica nos vários ciclos da participação nacional nos concursos do ERC.

Seminário de Lógica Matemática, por Borja Sierra Miranda (University of Bern).

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Sara Bento.

Título do evento, logótipos da ULisboa/DGES e fotografia de peças de xadrez

Sentes-te perdido/a em relação ao teu futuro académico/profissional? Ainda não sabes qual a melhor área a seguir ou como definir a tua carreira? Este workshop é para ti!

Logótipos de Ciências ULisboa/GAPsi e calendarização das palestras

Uma conversa sobre ti, alguém amigo ou apenas acerca de ansiedade.

Logótipo do concurso

As candidaturas à 21.ª edição decorrem até 06 de dezembro.

Título da iniciativa, logótipos das entidades envolvidas e fotografias de dois jovens

Voa alto com o teu talento no Talent Bootcamp em CIÊNCIAS.

Logótipo do evento, sobre um fundo cor-de-rosa

Entrada livre, limitada à lotação do espaço.

Título do programa, fotografia de dois jovens e logótipo da Rede Alumni CIÊNCIAS

As candidaturas estão abertas até dia 09 de dezembro.

Fotografia do Professor Pedro Miranda

Lição de Jubilação "Wind and water: on-going research on climate processes".

Título/data/local do evento e fotografia de António Sampaio da Nóvoa

A sessão será presidida por Sua Excelência O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Conversas sobre a geologia rica e fascinante do Parque Natural Sintra-Cascais, com a participação de vários docentes de CIÊNCIAS.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Apresentação de candidaturas até 15 de dezembro.

Um dia para aprender sobre produção caseira de cogumelos, da teoria à prática! Cada participante leva consigo um kit de cogumelos produzido nesta tarde e ainda todo o conhecimento para o fazer novamente de forma autónoma!

An annual meeting that aims to bring together Evolutionary Biologists working in Portugal and abroad in order to promote scientific cohesion and excellence. This meeting is a forum for scientists of all academic levels (from master students to principal investigators), to present their work and discuss, fostering new ideas and collaborations.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de jovem aluno

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro.

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Páginas