Seminário

Strategies for the full solar transition of the Italian energy mix

Sala 8.2.47, FCUL, Lisboa

Por Cristina Cornaro (Department of Enterprise Engineering - University of Rome).

In Italy, the percentage of electricity generated from renewable energy sources (RES) has increased from 20% to 35% in about 25 years. In particular, photovoltaics (PV) in just 15 years has become the second renewable source after hydroelectric. The Italian National Energy Strategy (SEN 2017) and the National Integrated Plan for Energy and Climate (PNIEC 2018) have a 2030 target to generate 55% of the electricity demand through renewable energy resources. To achieve this goal, the PV generation should increase from the current 25 TWh (20 GWp of 2016) to almost a 72 TWh at 2030 (62 GWp at the actual solar distributed energy rate). This means that in 2030 the solar penetration, that is already the highest in Europe, will grow from the current 8% to almost 22%. The increase of PV penetration modifies the shape of the electrical demand (Net load) depending on the meteorological conditions. With the increase of PV penetration, the electrical demand will be more difficult to predict and the imbalance between demand and predicted generation (Net-load forecast) and its related cost will grow, as well. In this context, the presentation will explore a strategy to mitigate the impact of solar penetration on the residual load imbalance volumes and costs, removing the barriers that hinder the full integration of photovoltaics into the electricity grid. The concept of flexible PV will be introduced and it will be demonstrated how its implementation could bring Italy to an almost complete transition to full solar 24 hours a day/365 days a year in 2060.

12h00-13h00
Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas