60 Minutos de Ciência

Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?

MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?"

O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial foi fortemente reduzida. Os mitos que desde sempre estiveram associados a este predador, criaram no imaginário coletivo a ideia de que a espécie era indesejável, e o melhor para o homem era exterminá-la. Para além disso, os prejuízos causados nos animais domésticos também contribuíram para este ódio generalizado. Todavia, em áreas onde as presas naturais (corço, veado e javali) abundam, os prejuízos provocados pelo lobo no gado são quase inexistentes.

Os estudos realizados mostram que o lobo é um animal social, que vive em grupos familiares. Em Portugal, o lobo ocorre nas regiões do norte e centro do país, ocupando cerca de 20% da sua área de distribuição original. Estima-se que existam aproximadamente 300 indivíduos. Este carnívoro tem ainda uma grande influencia nos povos que habitaram e habitam a bacia do mediterrânico. Tal facto, está patente na toponímia, heráldica e muitos outros elementos da nossa cultura.

O lobo só sobreviverá se lhe proporcionarmos refúgios adequados e alimentação natural (corço, veado, e javali), e aceitarmos que cause algumas baixas nos rebanhos, sendo os pastores pagos com indemnizações, sempre que o ataque seja comprovadamente atribuído ao lobo. Ações que fomentem a recuperação natural das populações de cervídeos - veado e corço - são fundamentais para a sobrevivência do último grande predador do nosso país. É, também, importante divulgar o verdadeiro lobo, animal que como todos os outros de vida silvestre, tem o direito de existir no seu estado natural. Direito este que resulta do facto de todas as criaturas vivas têm de coexistir como parte integrante dos ecossistemas naturais.


Nota biográfica do orador

Francisco Petrucci-Fonseca
Grupo Lobo
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Nascido na cidade da Covilhã em 1953. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e doutorado em Ecologia e Biossistemática pela mesma Universidade.

É professor no Departamento de Biologia Animal da FCUL. Nas suas funções de docente orientou e orienta diversas teses de doutoramento, de mestrado e de licenciatura, e já lecionou diversas disciplinas na área da Biologia Animal. 

Integra grupos de trabalho de âmbito nacional e internacional. Foi e é coordenador, consultor e investigador em vários projetos de investigação científica, nacionais e internacionais. É autor e coautor de diversas publicações científicas. 

É um dos fundadores e presidente do Grupo Lobo - Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema e diretor do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. 

Investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Gosta muito do trabalho que desenvolve: dar aulas e fazer investigação e divulgação, visando contribuir para a coexistência entre o homem e o lobo. 

17h30
Título/data/local/oradores do evento

Join us for ‘Shaping Tomorrow’s Intelligence’ where we will discuss some of the important choices we have in determining the future of AI.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas