60 Minutos de Ciência

Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?

MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?"

O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial foi fortemente reduzida. Os mitos que desde sempre estiveram associados a este predador, criaram no imaginário coletivo a ideia de que a espécie era indesejável, e o melhor para o homem era exterminá-la. Para além disso, os prejuízos causados nos animais domésticos também contribuíram para este ódio generalizado. Todavia, em áreas onde as presas naturais (corço, veado e javali) abundam, os prejuízos provocados pelo lobo no gado são quase inexistentes.

Os estudos realizados mostram que o lobo é um animal social, que vive em grupos familiares. Em Portugal, o lobo ocorre nas regiões do norte e centro do país, ocupando cerca de 20% da sua área de distribuição original. Estima-se que existam aproximadamente 300 indivíduos. Este carnívoro tem ainda uma grande influencia nos povos que habitaram e habitam a bacia do mediterrânico. Tal facto, está patente na toponímia, heráldica e muitos outros elementos da nossa cultura.

O lobo só sobreviverá se lhe proporcionarmos refúgios adequados e alimentação natural (corço, veado, e javali), e aceitarmos que cause algumas baixas nos rebanhos, sendo os pastores pagos com indemnizações, sempre que o ataque seja comprovadamente atribuído ao lobo. Ações que fomentem a recuperação natural das populações de cervídeos - veado e corço - são fundamentais para a sobrevivência do último grande predador do nosso país. É, também, importante divulgar o verdadeiro lobo, animal que como todos os outros de vida silvestre, tem o direito de existir no seu estado natural. Direito este que resulta do facto de todas as criaturas vivas têm de coexistir como parte integrante dos ecossistemas naturais.


Nota biográfica do orador

Francisco Petrucci-Fonseca
Grupo Lobo
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Nascido na cidade da Covilhã em 1953. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e doutorado em Ecologia e Biossistemática pela mesma Universidade.

É professor no Departamento de Biologia Animal da FCUL. Nas suas funções de docente orientou e orienta diversas teses de doutoramento, de mestrado e de licenciatura, e já lecionou diversas disciplinas na área da Biologia Animal. 

Integra grupos de trabalho de âmbito nacional e internacional. Foi e é coordenador, consultor e investigador em vários projetos de investigação científica, nacionais e internacionais. É autor e coautor de diversas publicações científicas. 

É um dos fundadores e presidente do Grupo Lobo - Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema e diretor do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. 

Investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Gosta muito do trabalho que desenvolve: dar aulas e fazer investigação e divulgação, visando contribuir para a coexistência entre o homem e o lobo. 

17h30
Título/data/local do evento

Lisbon AI Seminar, por Mattia Petrolo (CFCUL/RG1).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Taban Baghfalaki (Bordeaux University, Bordeaux, France).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Bruno Barros (IA).

Título/data/local do evento e imagem de arquivo do MUHNAC

Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974.

Título/data/local do evento e pormenor de pintura representando uma mulher

Reasoning Seminar, por José Manuel Mestre (University of St. Andrews/Stirling).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Levente László (Eötvös University).

BioISI Research Seminar, por Miguel Machuqueiro (BioISI - Ciências ULisboa).

Fotografia de três pessoas a apontarem para o teclado/ecrã de computador portátil

Workshop de participação gratuita, mediante inscrição até 16 de abril.

Título/data do evento, logótipo do projeto Ciências em Harmonia e título "Ninguém te vai amar como eu."

Uma sessão dinamizada e conduzida pelo GAPsi, a decorrer pelas 13h do dia 18 de abril.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Henrique Carvalho (LIP Minho).

O MUHNAC associa-se, uma vez mais, a estas comemorações, com um programa de atividades gratuitas subordinadas ao tema da edição de 2024 "Catástrofes e conflitos à Luz da Carta de Veneza".

Hi-Phi Seminar, por Ignacio García-Pereda (CIUHCT), Silvia Di Marco (CFCUL), Hugo Soares (CIUHCT) e João L. Cordovil (CFCUL).

Logótipos da Sociedade Portuguesa de Física e da comemoração do respetivo Jubileu

Nesta sessão, organizada em parceria com o NFEF-FCUL, será lançado um postal dos CTT evocativo dos 50 anos da SPF e será feito o lançamento do volume 47, n.º 1 da Gazeta de Física.

Mathematical Logic Seminar, por Jaime Ramos (IST - Universidade de Lisboa).

Seminário Doutoral I (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por Joana Lima de Oliveira.

O programa inclui a atribuição de cartas de reconhecimento de mérito aos melhores alunos que concluíram a licenciatura em Geologia ano letivo 2023, seguida da apresentação do vídeo da excursão final integradora do Mestrado em Geologia da FCUL.

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

An event specifically focused on technicalities & Data Science.

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Páginas