60 Minutos de Ciência

Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?

MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?"

O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial foi fortemente reduzida. Os mitos que desde sempre estiveram associados a este predador, criaram no imaginário coletivo a ideia de que a espécie era indesejável, e o melhor para o homem era exterminá-la. Para além disso, os prejuízos causados nos animais domésticos também contribuíram para este ódio generalizado. Todavia, em áreas onde as presas naturais (corço, veado e javali) abundam, os prejuízos provocados pelo lobo no gado são quase inexistentes.

Os estudos realizados mostram que o lobo é um animal social, que vive em grupos familiares. Em Portugal, o lobo ocorre nas regiões do norte e centro do país, ocupando cerca de 20% da sua área de distribuição original. Estima-se que existam aproximadamente 300 indivíduos. Este carnívoro tem ainda uma grande influencia nos povos que habitaram e habitam a bacia do mediterrânico. Tal facto, está patente na toponímia, heráldica e muitos outros elementos da nossa cultura.

O lobo só sobreviverá se lhe proporcionarmos refúgios adequados e alimentação natural (corço, veado, e javali), e aceitarmos que cause algumas baixas nos rebanhos, sendo os pastores pagos com indemnizações, sempre que o ataque seja comprovadamente atribuído ao lobo. Ações que fomentem a recuperação natural das populações de cervídeos - veado e corço - são fundamentais para a sobrevivência do último grande predador do nosso país. É, também, importante divulgar o verdadeiro lobo, animal que como todos os outros de vida silvestre, tem o direito de existir no seu estado natural. Direito este que resulta do facto de todas as criaturas vivas têm de coexistir como parte integrante dos ecossistemas naturais.


Nota biográfica do orador

Francisco Petrucci-Fonseca
Grupo Lobo
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Nascido na cidade da Covilhã em 1953. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e doutorado em Ecologia e Biossistemática pela mesma Universidade.

É professor no Departamento de Biologia Animal da FCUL. Nas suas funções de docente orientou e orienta diversas teses de doutoramento, de mestrado e de licenciatura, e já lecionou diversas disciplinas na área da Biologia Animal. 

Integra grupos de trabalho de âmbito nacional e internacional. Foi e é coordenador, consultor e investigador em vários projetos de investigação científica, nacionais e internacionais. É autor e coautor de diversas publicações científicas. 

É um dos fundadores e presidente do Grupo Lobo - Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema e diretor do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. 

Investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Gosta muito do trabalho que desenvolve: dar aulas e fazer investigação e divulgação, visando contribuir para a coexistência entre o homem e o lobo. 

17h30
Logótipo ERC - European Research Council

Ciclo de sessões de divulgação das oportunidades ERC - European Research Council para 2020.

 

ERC Days @ Porto, 25 e 26 de junho

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

O objetivo deste curso é apoiar o desenvolvimento docente, incentivando a reflexão sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas no ES.

Por Byungnam Kahng (Department of Physics and Astronomy, Seoul National University).

Por Fabio Deelan Cunden (University College Dublin).

João de Sousa Alves defende a dissertação "CAN FD: a communication network for future avionic systems".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Por Cristiana Palmela Pereira (Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa).

The main goal of this 2-days workshop is to gather  researchers, post-docs and students from all Europe, working on Planetary Science studies to discuss about several topics related with Planetary Atmospheres (including exoplanets), and promote collaborations on the basis

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Marta Macedo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

O evento conta com a participação, na qualidade de keynote speaker, de Filipe Duarte Santos (Ciências ULisboa).

Conferências CIUHCT "Ricardo Carlos Smith, a forgotten pioneer of Portuguese horticulture"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Logotipo Lisboa 2020

O Programa Lisboa 2020 abre concursos para Investimentos em Infraestruturas Tecnológicas.

Frontiers in E3: 5th cE3c Annual Meeting

The cE3c 5th Annual Meeting will take place on July 1-2 2019, at the National Museum of Natural History and Science.

Verão na ULisboa 2019

A edição de 2019 da iniciativa Verão na ULisboa decorre nas semanas de 01 a 05 de julho (alunos do 10.º,11.º e 12.º ano) e de 08 a 12 de julho (alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano).

As provas, requeridas por José Manuel Lourenço Coutinho Afonso, decorrem nos dias 01 e 02 de julho de 2019.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Duarte Pape (Paralelo Zero).

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Doutorando: Luís Miguel Campos Ribeiro.

Tema da tese e alvo de discussão oral: O candidato apresentará o Seminário Doutoral III.

Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

O evento procura reunir a comunidade científica em torno de um programa multidisciplinar que aborda os desafios científicos e societais atuais, tendo por base os 17 Objetivos de

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

Izabella Campolina Silva e Hemprich apresenta o trabalho de projeto "Consortia optimization for European Space Agengy proposals based on cognitive computing".

Escola de Verão de Energia

Imagina que era possível experimentar um curso universitário antes de concorreres ao ensino superior.

Páginas