60 Minutos de Ciência

Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?

MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?"

O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial foi fortemente reduzida. Os mitos que desde sempre estiveram associados a este predador, criaram no imaginário coletivo a ideia de que a espécie era indesejável, e o melhor para o homem era exterminá-la. Para além disso, os prejuízos causados nos animais domésticos também contribuíram para este ódio generalizado. Todavia, em áreas onde as presas naturais (corço, veado e javali) abundam, os prejuízos provocados pelo lobo no gado são quase inexistentes.

Os estudos realizados mostram que o lobo é um animal social, que vive em grupos familiares. Em Portugal, o lobo ocorre nas regiões do norte e centro do país, ocupando cerca de 20% da sua área de distribuição original. Estima-se que existam aproximadamente 300 indivíduos. Este carnívoro tem ainda uma grande influencia nos povos que habitaram e habitam a bacia do mediterrânico. Tal facto, está patente na toponímia, heráldica e muitos outros elementos da nossa cultura.

O lobo só sobreviverá se lhe proporcionarmos refúgios adequados e alimentação natural (corço, veado, e javali), e aceitarmos que cause algumas baixas nos rebanhos, sendo os pastores pagos com indemnizações, sempre que o ataque seja comprovadamente atribuído ao lobo. Ações que fomentem a recuperação natural das populações de cervídeos - veado e corço - são fundamentais para a sobrevivência do último grande predador do nosso país. É, também, importante divulgar o verdadeiro lobo, animal que como todos os outros de vida silvestre, tem o direito de existir no seu estado natural. Direito este que resulta do facto de todas as criaturas vivas têm de coexistir como parte integrante dos ecossistemas naturais.


Nota biográfica do orador

Francisco Petrucci-Fonseca
Grupo Lobo
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Nascido na cidade da Covilhã em 1953. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e doutorado em Ecologia e Biossistemática pela mesma Universidade.

É professor no Departamento de Biologia Animal da FCUL. Nas suas funções de docente orientou e orienta diversas teses de doutoramento, de mestrado e de licenciatura, e já lecionou diversas disciplinas na área da Biologia Animal. 

Integra grupos de trabalho de âmbito nacional e internacional. Foi e é coordenador, consultor e investigador em vários projetos de investigação científica, nacionais e internacionais. É autor e coautor de diversas publicações científicas. 

É um dos fundadores e presidente do Grupo Lobo - Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema e diretor do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. 

Investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Gosta muito do trabalho que desenvolve: dar aulas e fazer investigação e divulgação, visando contribuir para a coexistência entre o homem e o lobo. 

17h30

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Seminário de Lógica Matemática, por Paulo Santos (ISCAL - CEMS.UL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Seminário de Unidade Curricular - Projeto de Investigação, por Vanessa Filipa Laranjeiro Ribeiro.

Banner_trilho_laboratorios

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Pedro Peixe e Sousa.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 11 de maio.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Páginas