Quintas do MARE

Nem só de sardinha vive a pesca do cerco

Como têm evoluído as populações de cavala e biqueirão na costa continental portuguesa

Auditório da FCiências.ID, Lisboa

Por Alexandra Silva e Susana Garrido (IPMA E MARE ULisboa).

A pesca do cerco em Portugal tem como espécie alvo a sardinha, contudo, devido às restrições à captura de sardinha, a frota começou a dirigir-se a outras espécies como a cavala (Scomber colias), o carapau (Trachurus trachurus) e, nos últimos anos o biqueirão (Engraulis encrasiedus). A cavala, um pelágio de tamanho médio distribui-se principalmente no sul e sudoeste das águas Portuguesas desde a costa até aos 400 m de profundidade. Nesta zona ocorrem  juvenis e adultos jovens principalmente. Dados de campanhas realizadas desde 1980 mostram um aumento pequeno mas significativo da abundância e oscilações pronunciadas, com picos relacionados com bons recrutamentos seguidos de períodos de abundância reduzida. As estimativas de biomassa dos últimos anos variam entre dezenas e centenas de milhares de toneladas, uma ordem de grandeza comparável à sardinha. O biqueirão, um pequeno pelágico, distribui-se nas águas costeiras próximas dos principais estuários, principalmente na zona norte, sobrepondo-se com as zonas de desova e de maternidade da sardinha. As campanhas de acústica realizadas desde 1998 até ao presente e os desembarques mostram que a abundância do biqueirão aumentou significativamente nos últimos anos, particularmente nos últimos 2 anos. Nesta apresentação discutimos a alternância de abundância entre sardinha, biqueirão e cavala e hipóteses para essa alternância.

14h00
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas