Sessão C-infinito

Vou ali e já venho - À conversa com alunos Erasmus+

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou ou está a mudar a sua vida.

  • Moderador: Catarina Santa Clara (Ciências - ULisboa)
     
  • Carolina Godinho (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Leeds, 2017/18
    Senti-me uma afortunada por estar em Leeds. Aprendi a olhar primeiro para esquerda e “cheers” entrou no meu vocabulário como forma de agradecimento para tudo. Vivi constantemente fora da minha zona de conforto e fui colecionando momentos que, com toda a certeza, serão irrepetíveis.
     
  • Dinis Seward (3.º ano Matemática Aplicada)
    Erasmus+ University of Leeds, 2018/19
    A Universidade de Leeds é uma instituição enorme que, juntamente com a sua prestigiada associação de estudantes, oferece impressionantes condições e um dinamismo que nunca antes tinha presenciado. Até agora a minha experiência tem sido bastante positiva e estou seguro de que continuará assim.
     
  • Mafalda Zúquete (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Warwick, 2017/18
    Academicamente sofri, mas tive tantas outras experiências que não teria de outra forma que não me posso arrepender. Fui para Warwick para fazer cadeiras, mas se fosse só para fazer cadeiras ficava em Lisboa. Agora tenho saudades das minhas amigas, de sessões semanais de karaoke, dos ensaios menos produtivos da história e das cusquices partilhadas. Entre as viagens pelo Reino Unido, aquela vez que fui a Amsterdão, e todos os momentos que passei, 2017/18 foi também o melhor ano da minha vida e não o trocava por nada.
     
  • Márcia Luís (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, 2017/18
    Erasmus? Erasmus é aceitar as diferenças, é enfrentar desafios e novas experiências, é adquirir uma nova língua, é fazer de um lugar desconhecido uma segunda casa e de desconhecidos uma nova família. Erasmus é isso, é ir de malas carregadas e voltar de coração cheio. 
     
  • Rui Martins (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ University of Warwick, 2018/19
    Embora seja pouco o tempo que tenho estado em Warwick, é suficiente para notar as diferenças culturais e curriculares em relação à FCUL, numa Licenciatura em Matemática. É claro que o foco do programa não é apenas o estudo, mas também a vida social. Atualmente tenho tido contacto com pessoas de todo o tipo de culturas e a existência de “sociedades” dão um ótimo ponto de partida para conviver e conhecer novas pessoas.

Também a não perder:

  • Dia Internacional em Ciências, 21/11/2018, 11h-16h, átrio do C3
  • Sessão de Incentivo à Mobilidade no Departamento de Matemática, 04/12/2018, 12h/13h, 6.2.33
18h00
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas