Sessão C-infinito

Vou ali e já venho - À conversa com alunos Erasmus+

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou ou está a mudar a sua vida.

  • Moderador: Catarina Santa Clara (Ciências - ULisboa)
     
  • Carolina Godinho (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Leeds, 2017/18
    Senti-me uma afortunada por estar em Leeds. Aprendi a olhar primeiro para esquerda e “cheers” entrou no meu vocabulário como forma de agradecimento para tudo. Vivi constantemente fora da minha zona de conforto e fui colecionando momentos que, com toda a certeza, serão irrepetíveis.
     
  • Dinis Seward (3.º ano Matemática Aplicada)
    Erasmus+ University of Leeds, 2018/19
    A Universidade de Leeds é uma instituição enorme que, juntamente com a sua prestigiada associação de estudantes, oferece impressionantes condições e um dinamismo que nunca antes tinha presenciado. Até agora a minha experiência tem sido bastante positiva e estou seguro de que continuará assim.
     
  • Mafalda Zúquete (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Warwick, 2017/18
    Academicamente sofri, mas tive tantas outras experiências que não teria de outra forma que não me posso arrepender. Fui para Warwick para fazer cadeiras, mas se fosse só para fazer cadeiras ficava em Lisboa. Agora tenho saudades das minhas amigas, de sessões semanais de karaoke, dos ensaios menos produtivos da história e das cusquices partilhadas. Entre as viagens pelo Reino Unido, aquela vez que fui a Amsterdão, e todos os momentos que passei, 2017/18 foi também o melhor ano da minha vida e não o trocava por nada.
     
  • Márcia Luís (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, 2017/18
    Erasmus? Erasmus é aceitar as diferenças, é enfrentar desafios e novas experiências, é adquirir uma nova língua, é fazer de um lugar desconhecido uma segunda casa e de desconhecidos uma nova família. Erasmus é isso, é ir de malas carregadas e voltar de coração cheio. 
     
  • Rui Martins (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ University of Warwick, 2018/19
    Embora seja pouco o tempo que tenho estado em Warwick, é suficiente para notar as diferenças culturais e curriculares em relação à FCUL, numa Licenciatura em Matemática. É claro que o foco do programa não é apenas o estudo, mas também a vida social. Atualmente tenho tido contacto com pessoas de todo o tipo de culturas e a existência de “sociedades” dão um ótimo ponto de partida para conviver e conhecer novas pessoas.

Também a não perder:

  • Dia Internacional em Ciências, 21/11/2018, 11h-16h, átrio do C3
  • Sessão de Incentivo à Mobilidade no Departamento de Matemática, 04/12/2018, 12h/13h, 6.2.33
18h00