Sessão C-infinito

Vou ali e já venho - À conversa com alunos Erasmus+

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou ou está a mudar a sua vida.

  • Moderador: Catarina Santa Clara (Ciências - ULisboa)
     
  • Carolina Godinho (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Leeds, 2017/18
    Senti-me uma afortunada por estar em Leeds. Aprendi a olhar primeiro para esquerda e “cheers” entrou no meu vocabulário como forma de agradecimento para tudo. Vivi constantemente fora da minha zona de conforto e fui colecionando momentos que, com toda a certeza, serão irrepetíveis.
     
  • Dinis Seward (3.º ano Matemática Aplicada)
    Erasmus+ University of Leeds, 2018/19
    A Universidade de Leeds é uma instituição enorme que, juntamente com a sua prestigiada associação de estudantes, oferece impressionantes condições e um dinamismo que nunca antes tinha presenciado. Até agora a minha experiência tem sido bastante positiva e estou seguro de que continuará assim.
     
  • Mafalda Zúquete (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Warwick, 2017/18
    Academicamente sofri, mas tive tantas outras experiências que não teria de outra forma que não me posso arrepender. Fui para Warwick para fazer cadeiras, mas se fosse só para fazer cadeiras ficava em Lisboa. Agora tenho saudades das minhas amigas, de sessões semanais de karaoke, dos ensaios menos produtivos da história e das cusquices partilhadas. Entre as viagens pelo Reino Unido, aquela vez que fui a Amsterdão, e todos os momentos que passei, 2017/18 foi também o melhor ano da minha vida e não o trocava por nada.
     
  • Márcia Luís (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, 2017/18
    Erasmus? Erasmus é aceitar as diferenças, é enfrentar desafios e novas experiências, é adquirir uma nova língua, é fazer de um lugar desconhecido uma segunda casa e de desconhecidos uma nova família. Erasmus é isso, é ir de malas carregadas e voltar de coração cheio. 
     
  • Rui Martins (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ University of Warwick, 2018/19
    Embora seja pouco o tempo que tenho estado em Warwick, é suficiente para notar as diferenças culturais e curriculares em relação à FCUL, numa Licenciatura em Matemática. É claro que o foco do programa não é apenas o estudo, mas também a vida social. Atualmente tenho tido contacto com pessoas de todo o tipo de culturas e a existência de “sociedades” dão um ótimo ponto de partida para conviver e conhecer novas pessoas.

Também a não perder:

  • Dia Internacional em Ciências, 21/11/2018, 11h-16h, átrio do C3
  • Sessão de Incentivo à Mobilidade no Departamento de Matemática, 04/12/2018, 12h/13h, 6.2.33
18h00

O programa inclui:

Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA)

Sean Dougherty, diretor do Observatório ALMA, encontra-se de visita ao Centro Português de Competências para o ALMA (PACE) e realizará um seminário extraordinário em Ciências ULisboa, inserido no ciclo de seminários do Departamento de Física.

João Carlos Ferreira Paulo Paulino defende a dissertação "Fiddler crabs impact the structure of the benthic macroinvertebrate community and the spatial distribution of foraging shorebirds in tropical intertidal mudflats".

Júri das provas:

Imagem ilustrativa do Mestrado em História e Filosofia das Ciências

Por Miguel Cardador Teixeira.

Tema da Tese "A Coleção Portela-Gomes: Práticas, Pessoas e Instituições de Medicina e Saúde em Portugal e Angola, 1960-1970".

 

Ana Marta Fernandes Bica defende a dissertação "Single-cell transcriptomics in unravelling the molecular complexity of immunity in human disease".

Júri das provas:

Por Saghir Bashir (Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

João Miguel Vila Antunes defende a dissertação "A Chatbot for Automatic Question Answering in the Information Technology Domain”.

Por Hugo Tavares (CMAFcIO e FCUL).

Cartaz do Colóquio de Matemática

Creative Minds Contest- Sciences Research Days 2019

Ciências welcomes multidisciplinary groundbreaking research ideas.
Those that you never dared to suggest! And those you are asking collaboration for.

Por Helena Serrano (eChanges-cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais / grupo eChanges - Ecology of environmental Changes).

Por Lifeng Liu (Investigador do International Iberian Nanotechnology Laboratory).

Advanced water splitting catalysts

David Carriço Teixeira defende a dissertação "Understanding ALS patients using Semantic Similarity".

Júri das provas:

Por Lucio Boccardo (Sapienza Università di Roma).

Pedro Delgado Coelho defende a dissertação "Análise Geográfica dos Custos em Saúde".

Orientação: Maria Teresa Alpuim, Marli Andreia Monteiro de Amorim

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades intervenientes)

Are you a ULisboa student and do you consider yourself a problem solver? Do you want to know more about innovation and entrepreneurship and experience it hands on?

The ‘Biology and Ecology of Global Changes’ PhD programme is a postgraduate international programme involving the Universities of Aveiro and Lisbon, supported by the Foundation for Science and Technology and with the collaboration of CESAM - the Centre for Environmental and Mar

VI Feira da Matemática

Dois dias repletos de atividades científicas, culturais e educativas dirigidas a todos os públicos.

Logótipo do Programa Interreg Sudoe, sobre um fundo branco

O Programa Interreg Sudoe apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do Fundo FEDER.  Assim, promove a cooperação transn

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e orador)

Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

As provas, requeridas por Isabel Alexandra Martinho Franco Trigo, decorrem nos dias 28 e 29 de outubro de 2019.

João Noronha Gamito Trigo de Sousa defende a dissertação "Optimizing the reproductive development of the sea cucumber Holothuria (Panningoturia) forskali Delle Chiaje, 1823 in captivity: advances for the species’ aquaculture".

Catarina Ferreira da Costa defende a dissertação "An innovative strategy for cell-based therapeutic neovascularization: the use of angiogenic microniches in an experimental model of hindlimb ischemia".

No âmbito das comemorações do IYPT2019, o Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa convida as escolas secundárias a participar num Congresso sob o tema “O que existe no meu mundo” que irá englobar comunicações orais ou em painel e quizzes

Ciências Research Day - Save the Date

A melhor Ciência faz-se em CIÊNCIAS!

 

An opportunity for faculty researchers to share their work with the in and out community. Spark your curiosity and your imagination. SAVE THE DATE!

Duarte Miguel Carvalho Bettencourt defende a dissertação "Avaliação de Opções Barreira sob Volatilidade Estocástica".

Páginas