Sessão C-infinito

Vou ali e já venho - À conversa com alunos Erasmus+

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou ou está a mudar a sua vida.

• Moderador: Catarina Santa Clara (Ciências - ULisboa)

• Carolina Godinho (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Leeds, 2017/18
    Senti-me uma afortunada por estar em Leeds. Aprendi a olhar primeiro para esquerda e “cheers” entrou no meu vocabulário como forma de agradecimento para tudo. Vivi constantemente fora da minha zona de conforto e fui colecionando momentos que, com toda a certeza, serão irrepetíveis.

• Dinis Seward (3.º ano Matemática Aplicada)
    Erasmus+ University of Leeds, 2018/19
    A Universidade de Leeds é uma instituição enorme que, juntamente com a sua prestigiada associação de estudantes, oferece impressionantes condições e um dinamismo que nunca antes tinha presenciado. Até agora a minha experiência tem sido bastante positiva e estou seguro de que continuará assim.

• Mafalda Zúquete (Licenciada Matemática Aplicada, 2018)
    Erasmus+ University of Warwick, 2017/18
    Academicamente sofri, mas tive tantas outras experiências que não teria de outra forma que não me posso arrepender. Fui para Warwick para fazer cadeiras, mas se fosse só para fazer cadeiras ficava em Lisboa. Agora tenho saudades das minhas amigas, de sessões semanais de karaoke, dos ensaios menos produtivos da história e das cusquices partilhadas. Entre as viagens pelo Reino Unido, aquela vez que fui a Amsterdão, e todos os momentos que passei, 2017/18 foi também o melhor ano da minha vida e não o trocava por nada.

• Márcia Luís (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, 2017/18
    Erasmus? Erasmus é aceitar as diferenças, é enfrentar desafios e novas experiências, é adquirir uma nova língua, é fazer de um lugar desconhecido uma segunda casa e de desconhecidos uma nova família. Erasmus é isso, é ir de malas carregadas e voltar de coração cheio.

• Rui Martins (3.º ano Matemática)
    Erasmus+ University of Warwick, 2018/19
    Embora seja pouco o tempo que tenho estado em Warwick, é suficiente para notar as diferenças culturais e curriculares em relação à FCUL, numa Licenciatura em Matemática. É claro que o foco do programa não é apenas o estudo, mas também a vida social. Atualmente tenho tido contacto com pessoas de todo o tipo de culturas e a existência de “sociedades” dão um ótimo ponto de partida para conviver e conhecer novas pessoas.

Também a não perder:

• Dia Internacional em Ciências, 21/11/2018, 11h-16h, átrio do C3
  • Sessão de Incentivo à Mobilidade no Departamento de Matemática, 04/12/2018, 12h/13h, 6.2.33

Catarina Isabel Nogueira Ribeiro defende a dissertação "Obesity genetic risk score".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa, Miguel Brito (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa).

Por Mário Edmundo (FCUL e CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Speaker: Wesley Chun (Google).

Beatriz Teixeira Lopes defende a dissertação "Estudo do Metabolismo de Catinonas Psicoativas".

Membros do Júri:

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e dia)

Iniciativa a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 09h00 às 18h00.

Os fundos revertem a favor de alunos e funcionários da Faculdade, com dificuldades financeiras.

Por Clément Cancès (Inria Lille - Nord Europe).

Heloísa Gabriela de Castro Vasconcelos Gonçalves Galante defende a dissertação "Resilience: statistical study of psychosocial and biological predictors at the workplace".

Teresa Ventura Vale Fernandes Dias defende a dissertação "Study of non-conventional Aspergilli and Penicillia Ochratoxin A producers".

Por Adelaide Freitas (Departamento de Matemática & CIDMA - Universidade de Aveiro).

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Esta palestra tem por objetivo a preparação para as várias etapas de um processo de seleção profissional: a elaboração do CV, a carta de motivação e a entrevista de emprego. Enfatiza aspetos do que deve conhecer sobre si próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Imagem ilustrativa do evento

The FCT AWESOME - Awareness While Experiencing and Surfing On Movies through Emotions - project aims to investigate the emotional dimension of movies, to provide support for the classification, access, navigation and visualization of movie collections, not only

Por Emílio Franco (IST).

Imagem ilustrativa dos Seminários Ciência e Império, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Speakers: Pedro Garcia (CENTRA/FCUL) & João Silvestre (CENTRA/IST).

Por Carlos Marques da Silva (Ciências ULisboa).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora e local)

Gostarias de saber como te podes candidatar a estágios ou a uma carreira nas Instituições e Agências da União Europeia? No próximo dia 11 de dezembro, entre as 18h e as 19h horas irá realizar-se uma Sessão sobre as Carreiras na UE!

Por Ivo Sousa-Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

As of 1 October 2019, EIT Health has opened its call for proposed activities to be included in the Business Plan 2021.

Maria Inês Castanheira Rolo defende a dissertação "Transfer value: Cálculo para um indivíduo do Reino Unido".

Tiago Miguel Baeta Luís defende a dissertação "Papel da Glicoproteína G do Vírus da Raiva na Indução de Apoptose".