Mestrado / Pós-Graduação

13 a 15 de setembro de 2023

Processo

A inscrição será feita através do sistema de gestão académica Fénix.

Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.

Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/.

Consulte o Manual de Apoio às Inscrições.

Sobre Inscrições

• Após 29 de dezembro de 2023 não são aceites inscrições. Os alunos sem inscrição até esta data deverão efetuar nova candidatura em 2024/2025.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
  • As informações sobre o processo de inscrição são prestadas exclusivamente por email (não são dadas telefonicamente).
  • Os alunos dos cursos de Mestrado em Informática, Segurança Informática e Ciência de Dados, bem como da Pós-Graduação em Data Science (2.º ano), que ainda não concluíram a parte curricular do curso e pretenderem alterar a pré-inscrição, só devem realizar a inscrição, depois de revalidarem a mesma no Departamento de Informática. Para este efeito, devem consultar o procedimento de validação da ficha de pré-inscrição dos alunos do 1.º ano/1.ª vez. As alterações às inscrições devem respeitar a revalidação do Coordenador do Curso.
  • Mestrado em Engenharia Informática: As pré-inscrições iniciam-se no dia 05 de setembro de 2023 - os alunos (2.º ano), que ainda não concluíram a parte curricular do curso e pretenderem alterar a pré-inscrição, deverão fazê-lo através do link https://moodle.ciencias.ulisboa.pt/course/view.php?id=4606.

Sobre Propinas

• O acesso à inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • A 1.ª prestação da propina é paga no ato da inscrição.
  • Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega.
  • A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online, na data indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.​​
  • ​Os alunos que concorreram a Bolsas dos SASUL devem proceder ao pagamento das prestações das propinas já vencidas no prazo de dez dias após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas, poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.

Contactos para mais informações

Direção Académica
Informações sobre inscrições: gepg@ciencias.ulisboa.pt

Direção de Serviços Informáticos