Exposições Permanentes

Como se Calculava nos Anos 70?

Painel de abertura e fotografia de época

As peças em exposição, no Edifício C6 de Ciências ULisboa, pertenceram ao Centro de Cálculo Científico da Fundação Calouste Gulbenkian e foram doadas ao Museu de Ciência da Universidade de Lisboa quando deixaram de ser utilizadas. 

Atualmente integram o acervo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Integraram a exposição “O Cálculo de Ontem e de Hoje”, inaugurada no aniversário dos 100 anos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.​

 

 

Passeio da Ciência

Fotografia da inauguração do Passeio da Ciência

A exposição é formada por um conjunto de 30 painéis, dedicados à investigação científica atualmente realizada em Ciências ULisboa.

Em cada painel, descreve-se o essencial das atividades de cada unidade de investigação, com ilustrações adequadas e um design gráfico que pretende tornar o conjunto agradável à vista. Dirigida essencialmente à população estudantil, foi concebida para ocupar um espaço amplo, convidando a um passeio pelo universo científico da nossa casa.

Mais informações

 

 

Formas & Fórmulas

Exposição "Formas & Fórmulas"

A exposição mostra como imagens e conceitos da Geometria e da Álgebra interatuam e se completam, ligando fórmulas matemáticas com modelos geométricos, com objetos de uso comum e com formas de arquitetura.

O evidenciar de linhas e superfícies matemáticas e as suas múltiplas visualizações permite criar novos elementos e novas formas, potenciando outras relações e outras visões, concretamente com a Arte.

Esta exposição dá assim uma nova dimensão à célebre observação de Lagrange, com mais de duzentos anos: “Enquanto a Álgebra e a Geometria estiveram separadas, o seu progresso foi lento e o seu uso limitado; mas uma vez que estas ciências se uniram, elas deram uma à outra um apoio mútuo e rapidamente avançaram juntas para a perfeição” Lagrange, 1795.

Mais informações