Comissão de Exposições

COMISSÃO DE EXPOSIÇÕES (ExpoCom)

Regulamento

 

A Comissão é constituída por Ana Simões, Pedro Ré, Suzana Nápoles e Ana Eiró. Foi criada em outubro de 2019 por solicitação da Direção - Pedro Almeida e Jorge Alves - com o objetivo de dinamizar e orientar a organização dos espaços expositivos em Ciências ULisboa, em particular da Galeria Ciências, no Edifício C4 e do corredor de entrada do Edifício C6. Será designada no texto como ExpoCom.

 

Objetivos

Manter os espaços do C4 e C6 sempre com exposições, que sejam relevantes para o que e se ensina e investiga em Ciências, com um nível expositivo adequado, tanto em termos científicos como expositivos.

 

Modo de funcionamento

  1. A ExpoCom responde ao Conselho Diretivo (Pedro Almeida, Jorge Alves), e está articulada com a Área de Comunicação e Imagem - ACI (Miguel Gonçalves), com o Gabinete de Organização e Gestão de Informação - GOGI (Sandra Marçal) e com o Gabinete de Obras, Manutenção e Equipamentos - GOME (José Fernandes Lousa).
  2. Todas as exposições devem ser alvo de uma proposta, submetida pelo responsável em formulário online, a partir da página de Ciências ULisboa.
  3. Neste formulário, além do nome, email e telefone do responsável, que será sempre o elo de ligação com Ciências ULisboa, deverá ser especificado:
    1. O tema da exposição, o título, um pequeno texto sobre o conteúdo expositivo, um texto de enquadramento com Ciências ULisboa, o tipo de conteúdo expositivo (textos, peças, multimédia, etc.), bem como o público-alvo.
    2. O local pretendido para a exposição, a duração deste e a sugestão de datas, o material expositivo necessário (vitrinas, painéis, equipamento multimédia, etc.), assim como as atividades associadas propostas.
  4. A Comissão avalia as propostas, fala com o proponente e propõe ao Conselho Diretivo uma seriação para ocupação dos espaços.
  5. Devem estar claramente definidos e transmitidos aos responsáveis das exposições, quais as responsabilidades dos próprios e quais os apoios que, em cada caso, Ciências ULisboa possa dar.
  6. Devem estar claramente definidos e transmitidos aos responsáveis da ACI do GOME e do GOGI o que é necessário em cada exposição de apoio destes gabinetes.
  7. Deve ser promovida a colocação de fotografias de Ciências ULisboa na Galeria Ciências no C4, sempre que haja intervalos entre exposições.

 

Responsabilidades dos proponentes das exposições

Os proponentes das exposições são responsáveis por:

  1. O conteúdo (textos e peças) e museografia, os custos inerentes aos materiais expostos, bem como os que se referem a transportes e seguros. Quando disponível, poder-se-ão utilizar algumas infraestruturas da casa: suportes, vitrinas, equipamento multimédia.
  2. Obter financiamento, através dos Centros, Departamentos ou patrocínios, sem prejuízo de um pequeno apoio que Ciências ULisboa (Direção) possa dar, decidido caso a caso.
  3. A definição das atividades associadas e sua concretização, para animação dos espaços expositivos e envolvimento da população de Ciências ULisboa nos eventos.
  4. Após aprovação, compete ao comissário da exposição fornecer ao ACI e ao GOGI os elementos necessários para a divulgação: pequeno texto sobre a exposição, CV e foto do responsável, preenchimento da ficha de evento e listagem das atividades associadas.

 

Responsabilidades da ACI (Área de Comunicação e Imagem)

  1. Manter um registo dos eventos, com indicação das datas locais e atividades associadas.
  2. Monitorizar as candidaturas online e informar a ExpoCom.
  3. Divulgar os eventos pelos mecanismos usuais: Newsletter de Ciências; LCD do campus; redes sociais; publicação género jornalístico - que pode ser artigo de opinião, crónica, notícia, reportagem ou entrevista; comunicado de imprensa.
  4. Elaborar o painel exterior do C4, quando necessário.
  5. Acompanhar o processamento de verbas de Ciências ULisboa envolvidas.
  6. Acompanhar as atividades associadas.
  7. Manter um arquivo relativamente aos processos de cada exposição (nomes, datas, ficha do evento, formulários de candidatura).

 

Responsabilidade do GOGI (Gabinete de Organização e Gestão de Informação)

  1. Divulgar as exposições e eventos associados às mesmas pelos mecanismos usuais: site, eventos, banner e divulgação interna por e-mail.
  2. Estruturar o botão “Galeria de Ciências e outros espaços de exposição” zelando pela sua atualização, mantendo o histórico das exposições em Ciências ULisboa em colaboração com a equipa da ACI.

 

Responsabilidades da GOME (Gabinete de Obras, Manutenção e Espaços)

  1. Apoiar nas montagens dos espaços expositivos no que respeita a deslocações de materiais, pinturas, madeiras, eletricidades, colocação de peças.
  2. Os apoios referidos no número anterior, nomeadamente pinturas e trabalhos de madeira, terão de recorrer a apoios externos.
  3. Disponibilizar equipamento multimédia para as mostras e apoiar o seu funcionamento. Esta disponibilização será sempre limitada ao equipamento disponível em cada ocasião, e especificada em cada exposição.
  4. Velar, através dos seguranças quando for o caso, pelos materiais expostos/ áreas expositivas. Esta responsabilidade será sempre limitada ao pessoal existente e refere-se sobretudo a questões extremas.
  5. Manter um dossier com informação disponível sobre os espaços (plantas) e listagens de material de museografia existente (vitrinas, suportes, etc.), bem como material de multimédia que possa estar disponível para exposições.