Erasmus+ 2021/2022

Fotografia de um computador portátil, com a mensagem "Join us online" no respetivo ecrã
Photo by Samantha Borges on Unsplash

Candidaturas ao Programa Erasmus+ Estudos e Estágios em 2021/2022

De 01 a 31 de dezembro, online no Fenix.

Destinatários: alunos de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento.

Alunos da FCUL com conta válida - deverás inserir os dados da tua conta de aluno e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Tipo de mobilidades:

Estudos durante o ano letivo 2021/2022 (um semestre ou um ano letivo);

Investigação (estágios):

• Estágio para dissertação, tese ou projeto de estágio no ano letivo 2021/2022 ou estágio de verão 2021 - podem ser curriculares ou extracurriculares;
  • Estágio após a graduação - esta modalidade destina-se a futuros recém-graduados da Faculdade de Ciências da ULisboa, que tenham frequentado um ciclo de estudos conferente de grau (Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento), em qualquer área científica, e que se candidatem ainda enquanto alunos finalistas. Todos os participantes têm que terminar o estágio até à véspera de perfazer um ano de conclusão do curso. A data de conclusão do curso corresponde ao dia da obtenção do grau.

Mais informações:

Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno
Localização: C4, sala 4.1.15
Horários de atendimento

Devido às atuais circunstâncias, este ano não se realiza o evento Dia Internacional em Ciências, com a presença da equipa da Área de Mobilidade e de alunos no edifício C3.

Sessões informativas online para os alunos de Ciências

Física (23 novembro, 18h00)
Sessão Zoom | ID da reunião: 846 5968 6936 | Senha de acesso: 601360

Estatística e Investigação Operacional • Matemática (24 novembro, 11h00)
Sessão Zoom | ID da reunião: 811 5102 6209 | Senha de acesso: 804452

Biologia Animal • Biologia Vegetal (25 novembro, 11h00)
Sessão Zoom | ID da reunião: 822 4073 4057 | Senha de acesso: 581106

Informática (25 novembro, 15h00)
Sessão Zoom | ID da reunião: 850 0133 3145 | Senha de acesso: 964422

Química e Bioquímica (26 novembro, 13h00)
Sessão Zoom | ID da reunião: 884 6614 1159 | Senha de acesso: 090074

Geologia (26 novembro, 16h00)
Sessão Zoom | ID da reunião: 883 2355 6079 | Senha de acesso: 166868

Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (27 novembro, 16h00)
Sessão Zoom | ID da reunião: 898 9760 4736 | Senha de acesso: 759594

Testemunhos de alunos Erasmus

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Daniela Araújo e Mauro Nascimento (Museu de Lisboa | EGEAC).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A iniciativa conta com o apoio do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.

Encontro Scientia, por Rui A. P. Perdigão (EChanges - Chair Professor and Head of the Met Institute for Complex System Science, Vienna, Austria / NORA Climate Dynamics and Complexity Chair, Vienna, Austria & Princeton NJ USA / CCIAM coordinator at cE3c, Lisboa, Portugal).

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Encontro Scientia, por Maria Amélia Martins Loução (PSE - cE3c).

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.

Fotografia de plantas

Pre-proposals submission until 30 November 2021, 15:00 CET(local time in Brussels).