Comunica a tua ciência! Contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Banner do evento

Ciências ULisboa está comprometida com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estabelecidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para serem alcançados até 2030, estes são um conjunto de 17 objetivos globais interligados projetados para ser um "plano compartilhado de paz e prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro".

O trabalho que está a desenvolver no âmbito do seu mestrado ou doutoramento em Ciências ULisboa contribui para os ODS? Partilhe-o com a comunidade de Ciências e candidate-se a um prémio.

Grave um vídeo de três minutos (sem cortes ou qualquer tipo de edição!) em que, em inglês, nos explique como a sua investigação contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Participe até 12 de outubro.

Os selecionados são convidados a apresentar presencialmente a sua comunicação de três minutos no Ciências Research Day 2022, a 26 de outubro, momento em que o/a vencedor/a vai ser selecionado/a por votação do público!

“Pitch your science! Boosting Sustainable Development Goals” Initiative

The Faculty of Sciences of the University of Lisbon (Ciências ULisboa) is committed to the Sustainable Development Goals (SDGs). Established in 2015 by the United Nations General Assembly to be achieved by 2030, these are a set of 17 interlinked global goals that "provides a shared blueprint for peace and prosperity for people and the planet, now and into the future".

Does the work you are developing within the scope of your Master's or Doctorate at Ciências ULisboa contribute to the Sustainable Development Goals? Share it with the Ciências community and be candidate to a prize.

Through this initiative, we intend to stimulate science communication in a clear, rigorous, and captivating way, in the context of Sustainable Development Goals.

Applications are submitted individually, until 12 October, in the form of a three-minute pitch in English.

Of the submitted applications, some will be selected for public presentation at Ciências Research Day - the winner pitch will be selected by online voting of the audience attending the event, considering the scientific relevance, clarity and rigor of the pitch.

Talk @DI, por Luís Pinto (DI, Ciências ULisboa).

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por David Gonçalves (Laboratório de Arqueociências, Direção-Geral do Património Cultural).

Cartaz do evento

E3 Talk, por Alejandro Lopera (ONG Andes Amazon Fund & Estación Biológica Manu).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Víctor Almendros Abad (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, FCUL).

Banner do Ciclo de Palestras

Ciclo de Palestras de Outono do GAPsi.

Banner do evento

A feira reúne colecionadores e comerciantes de minerais, gemas e fósseis, oriundos de vários países da Europa, bem como um vasto público, representado por milhares de visitantes.

Mathematical Logic Seminar, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Banner do evento, incluindo titulo/dia/hora/local e fotografia de uma autoestrada

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Data Science Seminar, por Sara Silva (LASIGE/FCUL).

Cartaz do evento

Palestra por Jorge Buescu (Ciências ULisboa).

Ação de formação para docentes.

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Graça P. Corrêa (CFCUL/GI3).

Fotografia de quatro Student Ambassadors

Sessão informativa sobre o programa EU Career Student Ambassadors, organizada por Leonor Gonçalves (embaixadora de Ciências ULisboa na União Europeia).

Edifício C5 de Ciências ULisboa

Reunião aberta a toda a comunidade de Ciências, a decorrer pelas 11h00 do dia 14 de dezembro.

Título, orador, hora, local e organizadores do evento, sobre um fundo escuro e uma fotografia de um planeta

Sempre quiseste explorar o espaço? Ver o que nos espera ao longe? Ou experimentar em primeira mão ver a beleza do desconhecido?

Banner do Ciclo de Palestras

Ciclo de Palestras de Outono do GAPsi.

BioISI Research Seminar, por Helena Gaspar (BioISI/FCUL).

Título da campanha, sobre um fundo verde

A Universidade de Lisboa organiza a Campanha de Natal Solidária, entre os dias 05 e 16 de dezembro de 2022, para apoiar o projeto "A Fábrica dos Sonhos".

HEI4Future, sobre um fundo branco

A iniciativa visa aproximar os participantes do conceito de intraempreendedorismo nas organizações e relacioná-lo com o futuro do trabalho.

Cartaz da campanha

A campanha visa recolher o maior número possível de pilhas, baterias, lâmpadas, tinteiros e equipamentos elétricos usados.

Seminário Doutoral II no âmbito do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências, por Lígia de Azevedo Martins.

Pormenor de mapa do continente europeu

Candidaturas online de 1 a 31 de dezembro de 2022.

The objective of this course is to acquire knowledge regarding bioinformatic tools available to predict nucleic acid (RNA, DNA or Nucleic Acids Mimics) and protein three-dimensional structure, as well as autonomy and critical thinking in the use of those tools.

Science is increasingly more present in our everyday decisions, with a fundamental role in global problems. Scientists, as the main actors in the production of scientific knowledge, have the responsibility of having an active voice in communicating this knowledge.