1.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
1.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019)

As Instituições de Ensino Superior devem inspirar uma "cultura de sustentabilidade", procurando funcionar como modelos através da incorporação dos pilares da sustentabilidade em todos os níveis de decisão.

No contexto da criação da Rede Campus Sustentável em 27 de novembro de 2018 (ECS2018), reunindo membros da comunidade de ensino superior nacional da maioria das instituições, será realizada a 1.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019).

O tema da CCS 2019 é "Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança" e pretende constituir um momento de reflexão e de troca de experiências sobre iniciativas e modalidades de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições do Ensino Superior.

Algumas notas importantes:

• Os autores podem submeter os resumos em Português ou Inglês até dia 7 de julho de 2019;
  • Cada autor pode fazer no máximo duas apresentações (oral e/ou poster);
  • Os processos de submissão e revisão são efetuados através da plataforma Easychair. Só serão aceites submissões através desta plataforma;
  • O resumo deverá ter uma a duas páginas (máximo), incluindo agradecimentos;
  • Até dia 20 de setembro, os autores receberão notificação de aceitação do resumo;
  • Será editado um livro de resumos com ISBN em formato digital.

Esperam-se resumos nos seguintes tópicos:

• Operações e iniciativas no Campus;
  • Ensino e Educação;
  • Investigação e Desenvolvimento;
  • Avaliação de desempenho da sustentabilidade e Comunicação;
  • Gestão institucional;
  • Comunidades externas.

Diretrizes para submissão dos resumos | Submissão de resumos

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Carlos Eduardo Rodrigues Ferreira Mendes defende a dissertação "Transformação de Core Bancário".

Por Silvius Klein (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

João Santos Rebelo defende a dissertação "Modelling phenotypic resistance to ampicillin in a Petri dish".

Júri das provas:

Mariana Galhardas Pina defende a dissertação "Automatic Detection of Anomalous User Access Patterns to Sensitive Data".

O evento destina-se a analisar e discutir o que foi o grande Projeto Biblioteca Cosmos.

Por Luís Trabucho (FCT-UNL).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, sobre um fundo branco

Não há dúvidas que a ciência é preciosa... mas se fosse uma joia como seria? E que formas e padrões adotaria?

Neste evento, que conta com apresentações por vários investigadores do cE3c e uma visita à Herdade, será dado a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido para promover a sua adaptação às alterações climáticas e aumentar a sua sustentabilidade.

Cristina Isabel de Caré Picanço defende a tese "Observação e Descrição de Elementos Naturais ao Longo das Viagens dos Descobrimentos".

João Gonçalo Marques Oliveira defende a dissertação "EmoStatus - Estimating the Emotional State of People using Electrodermal Activity".

Imagem ilustrativa do evento (aluna), acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local) sobre um fundo azul

Vem conhecer as oportunidades internacionais que Ciências tem para oferecer!

Por Boris Zilber (Oxford University).

Ana Rita dos Santos Lopes Prada defende a dissertação "Studies on the Role of Calprotectin as a Mediator of Iron-induced Inflammation with Implications in Parkinson´s Disease".

Jorge Miguel Gualter da Costa Alves defende a dissertação "Taxonomia, Ecologia e Conservação da Coruja das Torres de São Tomé (Tyto alba thomensis)".

Júri das provas:

Por Carlos Florentino (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa, CMAFcIO).

Patrícia Andrea Bastião Rocha defende a dissertação "Characterization of bacteria isolated from Portuguese traditional cheeses".

Daniela Saraiva Amaro defende a dissertação "Tabelas de mortalidade dinâmicas na mitigação do risco de longevidade".

Orientação: Carlos Manuel Ribeiro Albuquerque (DM).

Miguel Filipe Cecília Lança defende a dissertação "Functional studies of genetic variants of unknown significance".

Imagem ilustrativa do evento

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

The periodic table: Some mathematical aspects
José Francisco Rodrigues (CIM and FCiências/ULisboa)

Joana Filipa Pires Silva defende a tese "Analysis of translation of 5' untranslated regions in cancer".

Filipe Nunes Rocha defende a dissertação "Biological effects of thoracic irradiation with low to moderate daily doses on rat lung".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de um cacho de uvas, sobre um fundo representando a calçada portuguesa