1.ª edição do concurso de fotografia "Cigarras de Portugal"

Fotografia de cigarra e informações relacionadas com o concurso
Eduardo Marabuto

Submeta as suas fotografias até ao dia 31 de agosto - as três fotografias vencedoras serão distinguidas com vouchers dos patrocinadores do concurso.

Onde vivem as 13 espécies de cigarras conhecidas em Portugal? É este o desafio que o projeto Cigarras de Portugal, do cE3c, lança novamente em 2021, após uma muito bem sucedida primeira campanha em 2019.

Nesse sentido, é lançado pela primeira vez o concurso de fotografia Cigarras de Portugal: para se candidatar, cada participante pode submeter até três fotografias, de 11 das espécies que habitam no nosso país - excluindo apenas a cegarrega (Cicada orni) e a cigarra-comum-do-sul (Cicada barbara), as cigarras mais comuns, de forma a promover o registo de espécies menos conhecidas. A identificação das espécies fotografadas é confirmada pela organização do concurso; pode saber mais sobre cada espécie neste vídeo, incluindo o seu canto e distribuição geográfica.

Os participantes devem registar as fotos a concurso na plataforma Biodiversity4All, com a respetiva data e localização, sendo válidas apenas fotos captadas em território português, durante a primavera/verão de 2021. Para formalizar a participação, as fotografias devem ser enviadas em formato de alta resolução para o e-mail cigarrasdeportugal@gmail.com, acompanhadas do respetivo link de registo em biodiversity4all.org, nome do participante e e-mail de contacto.

Regulamento e mais informações disponíveis em https://ce3c.ciencias.ulisboa.pt/outreach/press&events/ver.php?id=1337.

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Vania Silverio (INESC Microsistemas e Nanotecnologias, IST).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Evento cancelado.

Banner do evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.