Apresentações dos projetos de Iniciação à Investigação CEAUL 2020

Transmissão através de Videoconferência

Nos projetos são desenvolvidas atividades e programas que visam identificar entre os alunos, potenciais futuros investigadores. Foram criadas e estão a ser testadas modalidades de interação entre os investigadores do CEAUL e alunos de licenciatura que visam fomentar a Iniciação à Investigação.

Início: 10h20

10h30-11h30 - Programa "Sê investigador por Três Semanas!"

• 1.ª Apresentação: Deteção de perdas de água na rede de abastecimento
  • 2.ª Apresentação: Visualização espacial dos casos confirmados de COVID-19 por região
  • 3.ª Apresentação: Contaminação de águas subterrâneas

11h30-11h40 - Pausa

11h40-12h00 - Programa "O que é ser um investigador? Estágio de Iniciação à Investigação (“Investigador Sombra”)"

12h00-13h00 - Programa "Caracterização Paleodemográfica Da População Catastrófica Referente Ao Terramoto De 1755 De Lisboa"

• 1.ª Apresentação: Caraterização de uma População Catastrófica Relacionada com o Terramoto de 1755: Aplicação de métodos Análise Forense I
  • 2.ª Apresentação: Caraterização de uma População Catastrófica Relacionada com o Terramoto de 1755: Aplicação de métodos Análise Forense II
  • 3.ª Apresentação: Caraterização de uma População Catastrófica Relacionada com o Terramoto de 1755: Aplicação de métodos Análise Forense III

Link do ZOOM
ID da reunião: 966 3170 9211
Senha de acesso: 123499​​

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Daniela Araújo e Mauro Nascimento (Museu de Lisboa | EGEAC).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A iniciativa conta com o apoio do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Encontro Scientia, por Rui A. P. Perdigão (EChanges - Chair Professor and Head of the Met Institute for Complex System Science, Vienna, Austria / NORA Climate Dynamics and Complexity Chair, Vienna, Austria & Princeton NJ USA / CCIAM coordinator at cE3c, Lisboa, Portugal).

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Encontro Scientia, por Maria Amélia Martins Loução (PSE - cE3c).

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.

Fotografia de plantas

Pre-proposals submission until 30 November 2021, 15:00 CET(local time in Brussels).

O evento tem como tema central o "Conhecimento ao serviço das áreas classificadas" e marca o seu regresso ao formato presencial, mas com a possibilidade de participação online!