Santa Casa Challenge

SCML

Concurso de inovação digital que pretende associar as novas tecnologias ao desenvolvimento social e bem-estar da população, focado nos problemas e necessidades nas seguintes áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Ação Social, Cultura, Economia Social, Património e Saúde.

As soluções podem resultar de novas ideias ou da aplicação de ideias já existentes nas referidas áreas de intervenção e incluem:

• Dispositivos tecnológicos e hardware (produtos de apoio, aparelhos, acessórios);
  • Plataformas, redes, conteúdos digitais (online);
  • Aplicações móveis;
  • Sistemas e ferramentas de gestão da informação;
  • Jogos educativos ou lúdicos e gamificação (aplicação de técnicas dos jogos ao mundo real);
  • Outras tecnologias de informação e comunicação.

Os produtos e serviços tecnológicos a aplicar nas soluções a apresentar podem já estar desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento, mas não podem ter sido comercializados ou estarem disponíveis no mercado.

Este concurso enquadra-se no âmbito da participação da SCML no WebSummit 2018 que se realiza em Lisboa em Novembro de 2018

Aconselha-se a leitura das condições de participação onde encontraram os desafios a responder nas cinco áreas de intervenção a concurso assim como os prémios a atribuir aos vencedores.

O prazo limite para a presentação das candidaturas é 30 de novembro.

SCML - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Por Colin Adrain, PhD (Instituto Gulbenkian de Ciência).

Por Margarida Gama Carvalho (FCUL).

Por Mark Forbes (Dept. Biology, Carleton University, Canada).

Por Ismael Tereno (IA/FCUL).

BIODECON é um projeto de investigação da FCUL que pretende, entre outros objetivos, saber o que o público em geral pensa a respeito da natureza, conservação e ambiente.

Por Léonard Monsaigeon (Grupo de Física Matemática - Universidade de Lisboa).

Estudantes de Ciências elaboram respostas para os desafios de saúde europeus - ler notícia.

Este workshop é uma oportunidade para que possas explorar os teus interesses vocacionais.

Hernâni Filipe Pereira de Abreu defende a dissertação "Eficiência e Efeitos Térmicos de um Laser de Microchip".

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

Por Laurentiu Leustean (University of Bucharest and Simion Stoilow Institute of Mathematics of the Romanian Academy).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

A iniciativa, que conta com a participação de José Francisco Rodrigues (Departamento de Matemática da FCUL), está integrada no FOLIO - Festival Internacional de

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Por Jan Beirlant (Catholic University of Leuven - Belgium).

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 24 de outubro de 2017.

O Tec Labs é o epicentro do empreendedorismo em Ciências e faz parte da Startup Europe University Network, que, todos os anos, promove uma semana de eventos pela europa fora!

A sessão, moderada por Luísa Schmidt (ICS), conta com a participação de Cláudia Monge (FD), Susana Fonseca (ICS/Associação Zero), Francisco Jaime Quesado (ESPAP) e Beatriz Oliveira (Ordem dos N