Ariel Space Mission - Encontro de Engenharia e Instrumentação

Sala 6.2.56, Ciências ULisboa
Ariel Space Mission Meeting
Ariel Space Mission Consortium

A missão espacial Ariel vai aterrar em Lisboa… com a participação portuguesa em destaque.

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) vai reunir-se em Lisboa, em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva. Durante estes dias, vários cientistas e engenheiros de renome na exploração de exoplanetas, entre os quais a diretora da missão Ariel, Giovanna Tinetti, reúnem-se para debater os contornos e a importância desta missão.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) faz parte da organização do encontro, com um papel de destaque na construção da missão Ariel, que conta com importantes contributos portugueses. Nos dias 28 (todo o dia) e 30 de manhã, as palestras e sessões plenárias a ocorrer em CIÊNCIAS são de participação exclusiva para os membros do consórcio.

No dia 30 de outubro à tarde, haverá sessões abertas ao público. CIÊNCIAS recebe o Encontro de Engenharia e Instrumentação, com foco nos estudantes, que conta com palestras de dois engenheiros do Consórcio. O Pavilhão do Conhecimento será palco do Encontro de Ciência e sessões plenárias.


Programa - Encontro de Engenharia e Instrumentação

30 de outubro (quarta-feira) - Edifício C6, Sala 6.2.56

Sessão aberta ao público, gratuita e sem inscrição prévia
  • 15h00 - Palestra por Paul Eccleston, Engenheiro Chefe da Ariel

  • 15h20 - Palestra por Manuel Abreu, Engenheiro português responsável de instrumentação

  • 15h40 - Palestra por Active Space Technologies sobre a participação na construção da missão espacial Ariel

  • 16h00 - Q&A e discussão

  • 17h00 - Fim da sessão


Sobre a missão Ariel

A missão Ariel - Atmospheric Remote-sensing Infrared Exoplanet Large-survey, da ESA, tem como principal objetivo estudar a composição química e a temperatura das atmosferas de mais de 1000 exoplanetas. Esta missão vai estudar como se formaram e como evoluem estes planetas fora do Sistema Solar.

O lançamento da missão Ariel está previsto para 2029.

15h00-17h00
Fotografia aérea do Torreão do Pavilhão de Portugal

Na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Fotografias de Gonçalo M. Tavares e Carlos Tavares

Segundo debate do Ciclo de Debates “Pensar a Dois Tempos”, com curadoria de Gonçalo M. Tavares e tendo como convidado Carlos Tavares.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

O filme "O Melhor dos Mundos” aborda as temáticas da sismicidade de Portugal e problemas inerentes à previsão sísmica. O filme é agora exibido numa sessão especial, organizada por CIÊNCIAS e promovida pela FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e pelo Instituto Dom Luiz (IDL). Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia do Instituto Dom Luiz, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Páginas