A missão espacial Ariel vai aterrar em Lisboa… com a participação portuguesa em destaque.
Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) vai reunir-se em Lisboa, em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva. Durante estes dias, vários cientistas e engenheiros de renome na exploração de exoplanetas, entre os quais a diretora da missão Ariel, Giovanna Tinetti, reúnem-se para debater os contornos e a importância desta missão.
O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) faz parte da organização do encontro, com um papel de destaque na construção da missão Ariel, que conta com importantes contributos portugueses. Nos dias 28 (todo o dia) e 30 de manhã, as palestras e sessões plenárias a ocorrer em CIÊNCIAS são de participação exclusiva para os membros do consórcio.
No dia 30 de outubro à tarde, haverá sessões abertas ao público. CIÊNCIAS recebe o Encontro de Engenharia e Instrumentação, com foco nos estudantes, que conta com palestras de dois engenheiros do Consórcio. O Pavilhão do Conhecimento será palco do Encontro de Ciência e sessões plenárias.
Programa - Encontro de Engenharia e Instrumentação
30 de outubro (quarta-feira) - Edifício C6, Sala 6.2.56
Sessão aberta ao público, gratuita e sem inscrição prévia
-
15h00 - Palestra por Paul Eccleston, Engenheiro Chefe da Ariel
-
15h20 - Palestra por Manuel Abreu, Engenheiro português responsável de instrumentação
-
15h40 - Palestra por Active Space Technologies sobre a participação na construção da missão espacial Ariel
-
16h00 - Q&A e discussão
-
17h00 - Fim da sessão
Sobre a missão Ariel
A missão Ariel - Atmospheric Remote-sensing Infrared Exoplanet Large-survey, da ESA, tem como principal objetivo estudar a composição química e a temperatura das atmosferas de mais de 1000 exoplanetas. Esta missão vai estudar como se formaram e como evoluem estes planetas fora do Sistema Solar.
O lançamento da missão Ariel está previsto para 2029.