Seminário

Direct observation of the dead-cone effect in QCD

Sala de Seminários do LIP (com transmissão via Zoom)

Por Nima Zardoshti (CERN).

The fragmentation properties of colour charges in QCD exhibit strong flavour dependence. For heavy-flavour quarks, a significant component of this flavour dependence is driven by their large masses. The mechanism responsible for generating these mass-dependent properties in QCD is the dead-cone effect, which sets a cone surrounding each emitter within which emissions are suppressed. The opening angle of this cone is proportional to the mass of the emitter and inversely proportional to its energy, meaning that the effect is largest for low energy heavy-flavour quarks. Here the first direct observation of the QCD dead cone is presented, by studying the gluon radiation pattern from charm quarks generated in proton-proton collisions at 13 TeV using the ALICE detector. Charm-initiated track-based jets are tagged via the presence of a fully reconstructed D0 meson amongst their constituents, with iterative decluttering techniques used to reconstruct the resulting parton shower. The techniques are further extended to enact a program to quantify properties of charm emissions, with measurements mapping the c->cg splitting function also presented.

 


Transmissão via Zoom (pw: LIPSeminar).

Topic: LIP-Lisbon Seminar

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android:

Or iPhone one-tap:  211202618,82855815555# or 308804188,82855815555#

Or Telephone:

Dial: +351 211 202 618 (Portugal Toll) or +351 308 804 188 (Portugal Toll)
Meeting ID: 828 5581 5555
International numbers available
 

Or a H.323/SIP room system:

H.323: 162.255.37.11 (US West) or 162.255.36.11 (US East) Meeting ID:
Meeting ID: 828 5581 5555
Password: 9185365795

SIP: 82855815555@zoomcrc.com
Password: 9185365795

11H30-13H00
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Logótipo do concurso e das entidades envolvidas

Rui Agostinho, Professor Jubilado de CIÊNCIAS, integra o júri do concurso.

Título "Hoje quem manda sou eu" e mapa de Portugal

Palestra por Jorge Buescu (Ciências ULisboa), no âmbito da iniciativa "Hoje quem manda sou eu", promovida pela Ciência Viva.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Representação de programação R

Este curso tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos estatísticos e ferramentas para manipular, analisar e visualizar dados biológicos com o R. Introdução à modelação, simulações e estatística Bayesiana.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Composição de imagens relativas ao voluntariado

30 de junho - Apresentações relativas ao 2.º semestre do ano letivo 2024/2025.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

Até onde te atreves a ir? O Programa de Verão do IA é o teu portal para o Espaço.

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Seminário do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, por Vera Inácio (BioISI).

Lâmpada a originar um fogo de artifício

Projetos de Investigação e Desenvolvimento no âmbito dos Concursos Internos de Projetos de Investigação e Inovação de CIÊNCIAS.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminário Doutoral III (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Evolutiva), por João Miguel Moreno.

Logótipo, data e local do evento

Com o tema “Ciência, Inovação e Sociedade”, o encontro será um palco de promoção e discussão do impacto científico, social, cultural e económico da investigação em Portugal.

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Título e local do evento

O evento visa promover o diálogo interdisciplinar sobre estruturas de proteínas, doenças conformacionais e tecnologias baseadas em proteínas.

Computabilidade na Europa (CiE) - uma série interdisciplinar de conferências internacionais organizada pela Associação Computabilidade na Europa (ACiE).

Título/data do evento e vários objetos museológicos

Este curso visa fornecer uma visão atualizada do potencial das coleções museológicas para a investigação da biodiversidade. Mais especificamente, pretende apresentar estudos de caso sobre o valor dos museus e a utilização de coleções e espécimes no século XXI, utilizando novas tecnologias e métodos analíticos.

Título e datas do programa de estágios

Preparados para explorar a investigação de perto?

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Um workshop com o objetivo de reunir académicos que abordam a história da ecologia - e a evolução da própria disciplina - a partir de uma variedade de perspetivas.

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 17 de setembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Páginas