Noites no Observatório

Por que não anda o tempo para trás?

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
IA

Por Marina Cortês (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Por que é que o futuro é diferente do passado? O facto mais marcante do mundo à nossa volta é que o tempo está sempre a avançar. Lembramo-nos do passado mas não do futuro, podemos transformar ovos numa omelete, mas não omeletes em ovos, e a nossa idade aumenta, mas nunca diminui.

Por mais curioso que seja, as nossas teorias em física contemporânea não têm resposta para esta questão. Nesta palestra, Marina Cortês vai contar o que sabemos sobre a origem da direção do tempo, e como incorporá-la na compreensão do universo à nossa volta.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.


Nota Biográfica: Marina Cortês obteve o seu doutoramento em Cosmologia Teórica em 2008 na Universidade de Sussex (Reino Unido) e na Universidade de Cape Town (África do Sul).

Atualmente é investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), tendo antes desenvolvido trabalho em muitos centros à volta do mundo, entre estes o Lawrence Berkeley National Lab (California, US), University of Edinburgh (UK), Universidade de Lisboa (Portugal), Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canada), African Institute for Mathematical Sciences (South Africa), e Institute for the Early Universe (Korea). Em 2011 recebeu o prémio europeu de investigação Marie Curie Fellowship.

A Marina tem paixão pela investigação das origens do tempo no Universo, um trabalho que realiza em colaboração com o prestigiado cientista Lee Smolin (Canadá). Em 2015, este trabalho dos dois cientistas foi galardoado com o Prémio Inaugural Buchalter Cosmology Prize (1.º lugar).

21h30
IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.