A Saúde Pública tem como finalidades a Promoção da Saúde, a Proteção da Saúde e a Prevenção da Doença numa perspetiva de base populacional. Para que tenha êxito a Saúde Pública, que tem como base essencial a Medicina, recorre a um largo espectro de ciências humanas e da natureza: epidemiologia, estatística, sociologia, economia, ergonomia, direito, gestão, ciências farmacêuticas, ciências da enfermagem, demografia, etc.
A Universidade de Lisboa, enquanto maior academia do país, tem a responsabilidade de responder aos desafios inerentes à Saúde Pública em Portugal.
Para corresponder a este desígnio, a ULisboa promove o encontro entre os especialistas da Universidade integrados na Rede Temática Interdisciplinar de Saúde com diversos parceiros, em especial aqueles que compõe o consórcio Lisbon Living+. Tendo por base os determinantes de Saúde Pública (Serviço de Saúde, Ambiente Físico e Social e Estilos de Vida), o evento tem como propósito produzir um conjunto de reflexões sobre a Saúde Pública em Portugal, a partilhar com a sociedade em geral e o Governo.