Ciclo de conferências "Conversas à 6.ª"

Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial

O caso de Curitiba, Brasil

Auditório Orlando Ribeiro, IGOT, Lisboa
Título do evento e fotografia de via urbana

A RedeMov da ULisboa, no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”, organiza a Conferência “Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial: o caso de Curitiba, Brasil”, contando, como orador, com Alexandre Alves Porsse (Federal University of Parana, Brazil).

Em meados da década de 1970, a cidade de Curitiba mudou sua estratégia de desenvolvimento urbano de um modelo de crescimento radial para um modelo linear em resposta aos desafios decorrentes do aumento populacional, descontrolado urban sprawl e congestionamentos causados pelo intenso uso de veículos privados. O núcleo dessa nova estratégia consistiu na adoção de uma política de desenvolvimento urbano orientada pelo transporte, baseada na integração do planejamento de transporte com medidas de uso misto do solo. A cidade foi uma das pioneiras na implantação de um sistema público Bus Rapid Transit para dar suporte à mobilidade e transporte de massa, promovendo a acessibilidade da população e redução dos congestionamentos.

Este seminário tem dois objetivos. Primeiro, será feita uma apresentação das características do modelo de desenvolvimento urbano adotado pela cidade de Curitiba, com ênfase para a organização sistema de transporte e regras de uso misto do solo. Essa exposição é complementada por uma discussão sobre a configuração espacial urbana que foi moldada nas últimas décadas e os desafios contemporâneos que a cidade tem enfrentado para sustentar a mobilidade urbana e ordenar o crescimento populacional no contexto de sua integração com a área metropolitana. Segundo, apresenta-se uma avaliação empírica dos efeitos de mismatch espacial associados à configuração urbana da cidade de Curitiba e sua região metropolitana. De um lado, essa avaliação baseia-se no cálculo de um índice de dissimilaridade espacial que permite identificar o padrão de acessibilidade a oportunidades de trabalho para diferentes grupos de pessoas segundo classes de renda. De outro lado, usando uma abordagem econométrica de variável instrumental, estima-se o efeito da acessibilidade sobre o rendimento médio dos trabalhadores na região metropolitana de Curitiba. O índice de dissimilaridade revela que existem desigualdades relevantes na distribuição das oportunidades de trabalho que podem caracterizar segregação espacial para as famílias pobres. O resultado da análise econométrica evidencia a extensão do efeito de mismatch espacial na região metropolitana de Curitiba, sugerindo que melhorias nas condições de acessibilidade podem contribuir para aumentar o rendimento médio dos trabalhadores em 2,34%.

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Matthias Hofmann (Texas A&M).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Submissão de propostas até 31 de janeiro.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.