Ciclo de conferências "Conversas à 6.ª"

Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial

O caso de Curitiba, Brasil

Auditório Orlando Ribeiro, IGOT, Lisboa
Título do evento e fotografia de via urbana

A RedeMov da ULisboa, no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”, organiza a Conferência “Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial: o caso de Curitiba, Brasil”, contando, como orador, com Alexandre Alves Porsse (Federal University of Parana, Brazil).

Em meados da década de 1970, a cidade de Curitiba mudou sua estratégia de desenvolvimento urbano de um modelo de crescimento radial para um modelo linear em resposta aos desafios decorrentes do aumento populacional, descontrolado urban sprawl e congestionamentos causados pelo intenso uso de veículos privados. O núcleo dessa nova estratégia consistiu na adoção de uma política de desenvolvimento urbano orientada pelo transporte, baseada na integração do planejamento de transporte com medidas de uso misto do solo. A cidade foi uma das pioneiras na implantação de um sistema público Bus Rapid Transit para dar suporte à mobilidade e transporte de massa, promovendo a acessibilidade da população e redução dos congestionamentos.

Este seminário tem dois objetivos. Primeiro, será feita uma apresentação das características do modelo de desenvolvimento urbano adotado pela cidade de Curitiba, com ênfase para a organização sistema de transporte e regras de uso misto do solo. Essa exposição é complementada por uma discussão sobre a configuração espacial urbana que foi moldada nas últimas décadas e os desafios contemporâneos que a cidade tem enfrentado para sustentar a mobilidade urbana e ordenar o crescimento populacional no contexto de sua integração com a área metropolitana. Segundo, apresenta-se uma avaliação empírica dos efeitos de mismatch espacial associados à configuração urbana da cidade de Curitiba e sua região metropolitana. De um lado, essa avaliação baseia-se no cálculo de um índice de dissimilaridade espacial que permite identificar o padrão de acessibilidade a oportunidades de trabalho para diferentes grupos de pessoas segundo classes de renda. De outro lado, usando uma abordagem econométrica de variável instrumental, estima-se o efeito da acessibilidade sobre o rendimento médio dos trabalhadores na região metropolitana de Curitiba. O índice de dissimilaridade revela que existem desigualdades relevantes na distribuição das oportunidades de trabalho que podem caracterizar segregação espacial para as famílias pobres. O resultado da análise econométrica evidencia a extensão do efeito de mismatch espacial na região metropolitana de Curitiba, sugerindo que melhorias nas condições de acessibilidade podem contribuir para aumentar o rendimento médio dos trabalhadores em 2,34%.

Inscrições

17h00
Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de jovem aluno

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de avião a sobrevoar cidade

“A Interface Urbana na Rede de Transporte Aéreo” é o tema da 4.ª Conferência Anual da redeMOV.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!