A RedeMov da ULisboa, no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”, organiza a Conferência “Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial: o caso de Curitiba, Brasil”, contando, como orador, com Alexandre Alves Porsse (Federal University of Parana, Brazil).
Em meados da década de 1970, a cidade de Curitiba mudou sua estratégia de desenvolvimento urbano de um modelo de crescimento radial para um modelo linear em resposta aos desafios decorrentes do aumento populacional, descontrolado urban sprawl e congestionamentos causados pelo intenso uso de veículos privados. O núcleo dessa nova estratégia consistiu na adoção de uma política de desenvolvimento urbano orientada pelo transporte, baseada na integração do planejamento de transporte com medidas de uso misto do solo. A cidade foi uma das pioneiras na implantação de um sistema público Bus Rapid Transit para dar suporte à mobilidade e transporte de massa, promovendo a acessibilidade da população e redução dos congestionamentos.
Este seminário tem dois objetivos. Primeiro, será feita uma apresentação das características do modelo de desenvolvimento urbano adotado pela cidade de Curitiba, com ênfase para a organização sistema de transporte e regras de uso misto do solo. Essa exposição é complementada por uma discussão sobre a configuração espacial urbana que foi moldada nas últimas décadas e os desafios contemporâneos que a cidade tem enfrentado para sustentar a mobilidade urbana e ordenar o crescimento populacional no contexto de sua integração com a área metropolitana. Segundo, apresenta-se uma avaliação empírica dos efeitos de mismatch espacial associados à configuração urbana da cidade de Curitiba e sua região metropolitana. De um lado, essa avaliação baseia-se no cálculo de um índice de dissimilaridade espacial que permite identificar o padrão de acessibilidade a oportunidades de trabalho para diferentes grupos de pessoas segundo classes de renda. De outro lado, usando uma abordagem econométrica de variável instrumental, estima-se o efeito da acessibilidade sobre o rendimento médio dos trabalhadores na região metropolitana de Curitiba. O índice de dissimilaridade revela que existem desigualdades relevantes na distribuição das oportunidades de trabalho que podem caracterizar segregação espacial para as famílias pobres. O resultado da análise econométrica evidencia a extensão do efeito de mismatch espacial na região metropolitana de Curitiba, sugerindo que melhorias nas condições de acessibilidade podem contribuir para aumentar o rendimento médio dos trabalhadores em 2,34%.