Boot.EXPOS: Past, Present and Future

Sala 6.4.31, FCUL, Lisboa

Por Clara Cordeiro (CEAUL & Departamento Matemática, FCT - Universidade do Algarve).

The search for the future is an appealing challenge in time series. The diversity of forecasting methodologies is inevitable and is a topic still in expansion. Exponential smoothing methods (EXPOS) are the launch platform for modelling and forecasting and through bootstrap, several sample paths for a time series are simulated. Since its beginning, Boot.EXPOS algorithm has shown promising results when combining exponential smoothing and bootstrap (Cordeiro & Neves, 2009, 2010, 2013, 2014).

Satellite Remote Sensing (RS) data are widely used for the environmental monitoring of the Earth. The study, analysis and interpretation of satellite-derived data are based on statistical techniques for dependent data. The decomposition of RS time series into seasonal, trend and irregular components is commonly used in this research field. In Cristina et al. (2016), st.fit() selects the best Seasonal-Trend decomposition by Loess (STL) for each combination of the seasonal and trend smoothing parameters, based on an error measure. In the case of an uncorrelated irregular component, the forecast of the STL will rely on the forecast of trend and seasonal components obtained through the Boot.EXPOS. This work presents an overview of the Boot.EXPOS and its new challenges.

(This is a joint work with Professor Manuela Neves - CEAUL and Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa and Sónia Cristina - CIMA, Universidade Algarve and Sagremarisco Lda).

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Por Marigo Stavridi (Department of Medicine, University of Patras, Greece).

O que são as estrelas e os planetas? Para dar resposta ao problema foram introduzidos os novos ramos de conhecimento da Astrofísica e das Ciências Planetárias.

Por Bernardo San Martin (Universidad Católica del Norte).

Sessão de apresentação do EDP Trainee Program

Entrada livre, mediante inscrição prévia até ao dia 26 de setembro de 2018.

Por Anupam Sengupta (Physics and Materials Science Research Unit, University of Luxembourg).

As Adaptações da Agricultura às Mudanças Climáticas: França, Portugal e Mediterrâneo

Estes encontros visam aproximar as equipas de investigação de ambos os países assim como dos países parceiros, com o objetivo de desenvolver a cooperação científica, sobretudo no que respeita à iniciativa PRIMA (Partnership for Research and Innovation in the M

Sessão de abertura do ano letivo 2018/2019 do PD-FCTAS, na qual será proferida uma conferência por Viriato Soromenho-Marques (Faculdade de Letras da ULisboa) s

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Tiago Filipe Miranda Mota defende a dissertação "Digital Workplace - Office 365 Solution".

Pedro Alexandre Pacheco Pinto Maia defende a dissertação "Resilient Communication in Smart Grids".

Noite Europeia dos Investigadores 2018

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Fabiano Mota da Silva defende a tese "Aplicação de métodos geofísicos, geológicos e deteção remota, na investigação da sismicidade induzida na barragem do Castanhão, região nordeste do Brasil".

Noites no Observatório - Mais perto do inatingível

Por José Afonso (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Orçamento Participativo Portugal

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos q

Bolsas de Doutoramento da ULisboa

A ULisboa lançou, em 2015, um Programa de Bolsas de Doutoramento. Reconhecendo a importância que o financiamento dos estudantes tem para o desenvolvimento dos sistemas económico e científico, procurou-se assim criar condições para que os jovens investigadores concretizem o

Alunos de Ciências

Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2018.

Ricardo João Viegas Ressurreição defende a tese "Evolução tectono-estratigráfica cenozóica do litoral alentejano (sector Melides-Odemira) e enquadramento no regime geodinâmico atual".

Por Pedro Pinto (Universidade de Lisboa).

David Manuel da Costa Berto defende a dissertação "Universal Windows Application - Apoio à Inspeção".

SPINON Workshop 2018

A platform that brings together renowned scientists and young researchers in the field of molecular magnetism.

Tiago Alexandre Orrico Moucho defende a dissertação "VisuaLeague II - Animated Maps for Performance Analysis in Games".

Rui Pedro Cascalheira Calado defende a dissertação "Auditoria Contínua e os Incidentes de Segurança".

Paulo David Ferreira Antunes defende a dissertação "Monitoring Web Applications for Vulnerability Discovery and Removal Under Attack".

Por André Vizinho (PhD student and project coordinator at CCIAM - cE3c).

O CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, presidido por Filipe Duarte Santos (professor catedrático jubilado do Departamento de Física de Ciências ULisboa), promove a conferência "Recursos Hídricos e Agricultura em cenários