Data Scientist com R

FCUL, Lisboa

Curso de introdução ao software R, lecionado em 4 módulos a decorrer nos dias 28 de janeiro e 4, 11 e 18 de fevereiro.

Programa:

• Módulo 1: Introdução ao R (28/01)
    Introdução ao ambiente R, bem como à manipulação de ferramentas básicas de tratamento de dados neste software.

1. Introdução ao R
1.1 Operações simples com números, vetores, matrizes
1.2 Classes de objetos
1.3 Importação e exportação de dados
1.4 Manipulações simples de dados (leitura, estrutura, variáveis, subconjuntos, substituição, deteção de NAs, ordenação, concatenação, vlookups, pivot-table)​

• Módulo 2: Análise Estatística Preliminar (04/02)
    Neste módulo serão fornecidas as ferramentas mais usuais para uma análise estatística preliminar usando o software R.
    A manipulação gráfica é um dos pontos fortes deste módulo.

1. Análise estatística preliminar
1.1 Medidas de localização e dispersão
1.2 Deteção e correção de outliers
1.3 Visualização gráfica (gráfico de pontos, gráfico de barras, histograma, caixa de bigodes)
1.4 Correlações​

• Módulo 3: Introdução à Análise de Regressão (11/02)
    Este módulo torna-se especialmente importante para formandos com interesse em identificar quais as variáveis que melhor explicam determinado fenómeno, ou com interesse em extrapolação ou estimação com base em modelos de regressão.

1. Introdução à análise de regressão
1.1 Regressão linear simples
1.2 Regressão linear múltipla
1.3 Modelos lineares generalizados
1.4 Seleção de covariáveis (por stepwise)
1.5 Extrapolação​

• Módulo 4: Visualização Espacial - Mapas (18/02)
    A visualização espacial de determinado fenómeno pode ser muito interessante. Neste curso, fornecemos ferramentas de georeferenciação em R.

1. Visualização espacial - mapas
1.1 Polígonos (regiões)
1.2 Pontos (localização das coordenadas geográficas de objetos)
1.3 Polígonos com atributos

Os participantes podem inscrever-se em um ou mais módulos, ou no conjunto dos quatro.

18h30-22h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / Gades Solutions
Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A iniciativa conta com o apoio do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.

Research at the Faculty of Sciences

Live streaming from 9.30 am on 27 October.

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Encontro Scientia, por Rui A. P. Perdigão (EChanges - Chair Professor and Head of the Met Institute for Complex System Science, Vienna, Austria / NORA Climate Dynamics and Complexity Chair, Vienna, Austria & Princeton NJ USA / CCIAM coordinator at cE3c, Lisboa, Portugal).

Evento adiado para data a anunciar.

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Solid Earth Seminar, por Chiara Civiero (Dublin Institute for Advanced Studies, DIAS, Ireland).

Data Science Seminar, por Charles Mignon (BNP Paribas).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem de arquivo da Ponte sobre o Tejo

In 2021, the 19th Annual Conference of T2M will happen from 3 to 5 November, under the main theme “Mobilities in Transition: Circulation, Appropriation, Globalization”.

Como compatibilizar a erradicação da fome e com a sustentabilidade do planeta? Quais os recursos capazes de garantir, no futuro, uma alimentação saudável? Qual o papel da Ciência na pesquisa de soluções capazes de dar resposta a estes desafios?

Encontro Scientia, por Maria Amélia Martins Loução (PSE - cE3c).

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.

Logótipos do evento e das entidades organizadoras

Um espaço de capacitação e debate para partilha de ideias, iniciativas emergentes, projetos e boas práticas de suporte à gestão de dados de investigação, com inscrições até 19 de novembro.