Data Scientist com R

FCUL, Lisboa

Curso de introdução ao software R, lecionado em 4 módulos a decorrer nos dias 28 de janeiro e 4, 11 e 18 de fevereiro.

Programa:

• Módulo 1: Introdução ao R (28/01)
    Introdução ao ambiente R, bem como à manipulação de ferramentas básicas de tratamento de dados neste software.

1. Introdução ao R
1.1 Operações simples com números, vetores, matrizes
1.2 Classes de objetos
1.3 Importação e exportação de dados
1.4 Manipulações simples de dados (leitura, estrutura, variáveis, subconjuntos, substituição, deteção de NAs, ordenação, concatenação, vlookups, pivot-table)​

• Módulo 2: Análise Estatística Preliminar (04/02)
    Neste módulo serão fornecidas as ferramentas mais usuais para uma análise estatística preliminar usando o software R.
    A manipulação gráfica é um dos pontos fortes deste módulo.

1. Análise estatística preliminar
1.1 Medidas de localização e dispersão
1.2 Deteção e correção de outliers
1.3 Visualização gráfica (gráfico de pontos, gráfico de barras, histograma, caixa de bigodes)
1.4 Correlações​

• Módulo 3: Introdução à Análise de Regressão (11/02)
    Este módulo torna-se especialmente importante para formandos com interesse em identificar quais as variáveis que melhor explicam determinado fenómeno, ou com interesse em extrapolação ou estimação com base em modelos de regressão.

1. Introdução à análise de regressão
1.1 Regressão linear simples
1.2 Regressão linear múltipla
1.3 Modelos lineares generalizados
1.4 Seleção de covariáveis (por stepwise)
1.5 Extrapolação​

• Módulo 4: Visualização Espacial - Mapas (18/02)
    A visualização espacial de determinado fenómeno pode ser muito interessante. Neste curso, fornecemos ferramentas de georeferenciação em R.

1. Visualização espacial - mapas
1.1 Polígonos (regiões)
1.2 Pontos (localização das coordenadas geográficas de objetos)
1.3 Polígonos com atributos

Os participantes podem inscrever-se em um ou mais módulos, ou no conjunto dos quatro.

18h30-22h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / Gades Solutions

Cristina Branquinho (Ciências ULisboa) participa nesta iniciativa com a apresentação "Restauro Ecológico em zonas semiáridas: assegurar a resiliência dos ecossistemas no futuro".

Título e demais informações sobre o evento

The 1919 eclipse expedition that confirmed Einstein’s theory of general relativity and catapulted that scientist to worldwide fame relied heavily on the political and physical infrastructures of the Portuguese and British empires.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga, por Henrique Leitão (Ciências ULisboa).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Catherine Barentin (Université Lyon 1, France).

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do logótipo da Comissão Europeia

Um novo programa Erasmus+, no qual Portugal pretende reforçar a sua participação.

Neste encontro pedagógico iremos clarificar o papel dos ECTS (European Credit Transfer System) na planificação da carga de esforço dos alunos e na consequente atribuição de tarefas e preparação das aulas.

Título e imagem ilustrativa do evento (rua de cidade)

Webinar da redeMOV, uma das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Logótipo do ciclo de webinars, sobre um fundo branco

At AppEEL, we aim to advance the study of evolution from an inter- and transdisciplinary approach and to identify how biological evolutionary theories can be applied to the epistemological, sociocultural and linguistic domains.

Composição de fotografias de alunos e da Reitoria da ULisboa

A ULisboa participa nos webinars “Universidade de Lisboa - Um diploma com marca internacional”, dirigidos à América Latina e ao Brasil.

Título e imagem ilustrativa do evento

Webinars da redeSAÚDE, uma das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Logótipo do evento

O congresso tem como tema "Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação".

Imagem ilustrativa do evento (microfone)

Nesta sessão dos Encontros de Comunicação em Ciência(s) serão apresentados alguns projetos, de âmbito nacional e internacional, que têm como ponto em comum comunicar ciência para crianças e jovens.

Encontro Scientia, por Leonor Rodrigues (EE - cE3c).

Geometry Webinar, por François Petit (Univ. Paris).

Logótipo do Encontro Ciência 2021

O tema do evento, “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”, lança o mote para os principais temas, desafios e oportunidades da ciência em 2021 que se faz em Portugal e na Europa.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Colóquio de Matemática, por José Agapito Ruiz (Investigador no Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa).

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

Desenho de campo e atividades agrícolas

Se tem um projeto inovador, candidate-se até 16 de julho.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Título, data e localização do evento

From experiments to foundations. Seeking more intelligible explanations for Quantum Phenomena.

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa.