Noite Europeia dos Investigadores

Lançamento do livro "Os Elementos em Ciências - Uma viagem pela Tabela Periódica"

Evento online
Capa do livro

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019) para comemorar os 150 anos do seu estabelecimento. No âmbito destas comemorações, o Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa editou o livro “Os Elementos em Ciências - Uma viagem pela Tabela Periódica” no qual participaram 92 autores, nomeadamente professores e investigadores de vários Departamentos e Unidades de Investigação de Ciências, bem como investigadores de outras instituições com as quais Ciências colabora. Neste livro coligiram-se 73 textos, sobre 88 elementos químicos, em que alguns, como por exemplo o nitrogénio e o carbono, são abordados em mais do que um texto, traduzindo a diversidade de abordagens sobre estes elementos  em várias áreas da Ciência.

Este livro tem como objetivo a divulgação da investigação desenvolvida em Ciências ULisboa centrada em vários elementos químicos e o impacto dessa investigação na sociedade. Nessa medida, tem como público alvo investigadores, docentes e alunos de todos os graus de ensino e o público em geral.

Sobre as editoras: As editoras são docentes e investigadoras no Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa, com áreas de especialização distintas, nomeadamente Química-Física, Química Orgânica e Química dos Materiais  e gosto pela comunicação de Ciência.

A sessão de lançamento do livro decorrerá via Zoom, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores

A apresentação do livro será feita pelo Professor Christopher Brett, Presidente da International Union of Pure and Applied Chemistry (entidade que lançou o IYPT2019).  A sessão contará com as presenças e intervenções do Professor Artur Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Química, da Professora Fernanda Oliveira e Professor Jorge Maia Alves, Diretores de Ciências ULisboa e do Professor Manuel Minas da Piedade, Presidente do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa.

O livro estará disponível na versão eletrónica e também na versão impressa (pré-reservas já disponíveis).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.