Noite Europeia dos Investigadores

Lançamento do livro "Os Elementos em Ciências - Uma viagem pela Tabela Periódica"

Evento online
Capa do livro

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019) para comemorar os 150 anos do seu estabelecimento. No âmbito destas comemorações, o Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa editou o livro “Os Elementos em Ciências - Uma viagem pela Tabela Periódica” no qual participaram 92 autores, nomeadamente professores e investigadores de vários Departamentos e Unidades de Investigação de Ciências, bem como investigadores de outras instituições com as quais Ciências colabora. Neste livro coligiram-se 73 textos, sobre 88 elementos químicos, em que alguns, como por exemplo o nitrogénio e o carbono, são abordados em mais do que um texto, traduzindo a diversidade de abordagens sobre estes elementos  em várias áreas da Ciência.

Este livro tem como objetivo a divulgação da investigação desenvolvida em Ciências ULisboa centrada em vários elementos químicos e o impacto dessa investigação na sociedade. Nessa medida, tem como público alvo investigadores, docentes e alunos de todos os graus de ensino e o público em geral.

Sobre as editoras: As editoras são docentes e investigadoras no Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa, com áreas de especialização distintas, nomeadamente Química-Física, Química Orgânica e Química dos Materiais  e gosto pela comunicação de Ciência.


A sessão de lançamento do livro decorrerá via Zoom, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores

A apresentação do livro será feita pelo Professor Christopher Brett, Presidente da International Union of Pure and Applied Chemistry (entidade que lançou o IYPT2019).  A sessão contará com as presenças e intervenções do Professor Artur Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Química, da Professora Fernanda Oliveira e Professor Jorge Maia Alves, Diretores de Ciências ULisboa e do Professor Manuel Minas da Piedade, Presidente do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa.

O livro estará disponível na versão eletrónica e também na versão impressa (pré-reservas já disponíveis).

18h00