Biodiversidade Aquática: A Zona Intertidal como um Laboratório Natural

Anfiteatro, Fundação da FCUL, Lisboa

Inscrições prolongadas até 25 de outubro de 2016.

Este programa de formação prende-se com a necessidade de promover os recursos e as competências dos docentes das mais diversas áreas das ciências naturais, para uma melhor idealização e dinamização das atividades experimentais no ensino geral da biologia.

As mais diversas áreas da biologia marinha estão em constante desenvolvimento científico, o que torna fundamental a constante atualização científica dos profissionais ligados à área das ciências naturais. Em particular, os docentes necessitam de atualizar os seus conhecimentos em prol de uma boa planificação científica das suas aulas, proporcionando um ensino de qualidade e excelência.

Os investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, propõem-se a realizar uma ação de formação em ecologia marinha, com especial ênfase nos ambientes aquáticos (estuarino e costeiro) sujeitos aos ciclos de maré. Os conteúdos apresentados constituirão um suporte que dotarão o docente de uma melhor capacidade para a estruturação dos conteúdos pedagógicos a serem utilizados na sala de aula, em laboratórios das escolas e em saídas de campo.

Através de uma visão mais científica nesta área do conhecimento, pretende-se proporcionar aos formandos situações de aprendizagem que aumentem os seus níveis de conhecimento sobre o meio aquático e contribuir para o desenvolvimento de competências transversais, patentes nas orientações curriculares dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e competências essenciais do Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário.

A formação decorre nos dias 27, 28 e 29 de outubro, 3, 4, 5 e 12 de novembro de 2016.

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Speaker: Ivana Bosnic​ (Instituto Dom Luiz, FCUL).

Scientific achievements, contributions to fight COVID-19, speed dates and posters…

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Fotografia de docentes

Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do docente aos estudantes.

Speakers: Lorenzo Mazzieri and Piotr Chruściel (Università di Trento / University of Vienna).

O Projeto Emc2 sobre a ‘Camarinha’ -‘Corema album (L.) D. Don’: de iniciativas de educação ambiental a medidas de conservação desta planta endémica com pequenos frutos de grande potencial.

Título e data do evento, inseridos numa fotografia do campus do Instituto Politécnico de Tomar

A conferência constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Speaker: Hugo Gamboa (Plux).

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

What is the role of Data Scientists in a healthcare technology and consultancy company?

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Logótipo do Encontro Ciência 2020, sobre um fundo branco

A iniciativa visa promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica além do mundo da investigação científica, procurando estimular a participação e a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral.

Speaker: Jaime Gaspar (Centro de Matemática e Aplicações - CMA, FCT, UNL).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, datas e logótipos das entidades participantes

Pre-registrations are open until October 30th!

Do you have the spirit of an innovator and a problem solver but feel like you need new skills and hands-on challenges to test your capabilities? Do you want to know more about innovation and entrepreneurship and experience it hands on?

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da indicação e fotografias dos oradores

A AICIB e o HCP promovem conjuntamente um Info Day online dedicado ao tema Saúde do Horizonte Europa.

Logótipo das Ações COST, sobre uma imagem ilustrativa de ligações entre pessoas

O prazo termina no dia 13 de novembro de 2020 (11:00 GMT / 12:00 CET).