Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga

Astrology and the Astrolabe

Videoconferência

Por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Although the astrolabe is now commonly presented as an instrument to tell time, in historical sources the determination of the ascendant is as important, if not a more fundamental operation. The ascendant is only the first step in the astrolabe’s astrological role across a variety of languages and cultures. In this paper I examine some of the specific adaptations designed to enhance the astrological capacity of the instrument, focusing on late medieval and early-modern Europe, but drawing on wider evidence as well. I will particularly show how the astrolabe was simplified for astrological use, and that astrology therefore had the same instrumental trajectory as the arts of navigation and surveying in the Renaissance. Its alignment with these exoteric disciplines underlines the extent to which, rather than being bracketed as occult, astrology was treated simply as another of the mathematical arts whose practice and material culture were being dramatically redeveloped during the 16th century.

About the speaker: Stephen Johnston became Senior Research Curator at the History of Science Museum in 2022. From 2018-2022 he was Head of Research, Teaching and Collections at the History of Science Museum, having first joined the Museum as Assistant Keeper in 1995. He has curated exhibitions on a broad range of themes within the history of science, from Al-Mizan: Sciences and Arts in the Islamic World (2010) to Geek is Good (2014). Previously he was a curator and special projects officer at the Science Museum London. He studied History and Philosophy of Science at both undergraduate and graduate level at the University of Cambridge, completing his doctorate on Elizabethan practical mathematics under the supervision of Jim Bennett.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Afternoon Talks with the Industry: come and meet Roche!

Fotografia de Tânia Graça

Tu perguntas, a Tânia responde! No dia 15 de abril de 2025, às 13h00, na Alameda do C6, a Dra. Tânia Graça vem a CIÊNCIAS para uma conversa informal com a comunidade.

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Louise Serpell (Sussex Neuroscience, School of Life Sciences, University of Sussex).

Palestra por Carlos Reinaldo Mendes (antigo aluno de CIÊNCIAS).

Seminário de Geometria e Física, por Fabrizio Del Monte (University of Birmingham, UK).

Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições a partir de 07 de abril! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

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