Seminário de Lógica Matemática

Classes in HYPE

(joint work with Carlo Nicolai)

Videoconferência

Por Maria Beatrice Buonaguidi (King's College London).

The logic HYPE has been put forward by Hannes Leitgeb (Leitgeb 2019) both as a framework to study phenomena requiring a weakening of classical logic, among which the semantic paradoxes, and as a framework to model hyperintensional phenomena. In the investigation of solutions to the semantic paradoxes, it has been shown that HYPE fares better than other non-classical logics as a basis for axiomatisations of Kripkean truth (Fischer et al. 2023). However, this result depends on the assumption of classical Peano Arithmetic in the background, indicating that, while HYPE is a strong non-classical logic to formulate a solution to the paradoxes, it does so by exploiting classical recapture results. Then, to measure the foundational significance of HYPE, it is natural to ask whether abstraction principles obtained via fixed-point models for HYPE are sufficient to develop a nontrivial amount of mathematical objects and concepts. In this talk, I will present a theory based on one such abstraction principle, showing its consistency. Further, I will show that HYPE, being suited to model hyperintensional phenomena, is an illuminating framework to study the role of extensionality axioms over non-classical abstraction. I show that, while standard principles of extensionality are inconsistent with HYPE, weaker axioms of extensionality are consistent with it. This clarifies the significance of what amounts to extensional equivalence in a non-classical setting.

References:

  • Fischer, Martin ; Nicolai, Carlo & Dopico, Pablo (2023). Nonclassical Truth with Classical Strength. A Proof-Theoretic Analysis of Compositional Truth Over Hype. Review of Symbolic Logic 16 (2):425-448.
  • Leitgeb, Hannes (2019). HYPE: A System of Hyperintensional Logic. Journal of Philosophical Logic 48 (2):305-405.

Transmissão via Zoom (pw: 919 4789 5133).

15h00
CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Aumente o envolvimento e a colaboração dos alunos com uma solução de ensino e aprendizagem completa dentro do Moodle através do FeedbackFruits.

Título/data/local do evento e fotografia de cruzamento bastante movimentado

Conferência da redeMOV, por Ana Rita Martins (IST-ULisboa).

Título "Quem são as mulheres do LIP na experiência ATLAS do CERN? - um encontro de gerações"

Um encontro que homenageia as várias gerações de mulheres do grupo do LIP que participam na experiência ATLAS, no colisionador LHC do CERN. Este evento celebra décadas de liderança e contributos femininos num dos maiores projetos científicos do mundo.

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Foto do retrato do Professor João Cosme Guerreiro no Grande Auditório de CIÊNCIAS.

Sessão comemorativa, a realizar na ocasião da colocação do retrato do Professor João Guerreiro no Grande Auditório, bem como de um póster a ele relativo no átrio do edifício C3.

Seminários por Daniel Sequeira e Emily Croasdale.

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento e logótipo Ciência Viva

Teresa Correia, estudante de Engenharia Física de CIÊNCIAS, participa nesta iniciativa.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

Inscrições até 07 de fevereiro.

António Cruz Serra

A cerimónia decorre no Pavilhão de Portugal, pelas 17h00 do dia 12 de fevereiro.

Logótipo do projeto

Formação no âmbito da 22.ª edição do projeto "Observar e Aprender", com inscrições até 10 de fevereiro.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Mitchell A. Taylor (ETH Zurich).

Fotografia de João Paulo Dias

O Departamento de Matemática convida à participação neste evento especial de comemoração dos 80 anos do Professor João Paulo Dias, que reúne amigos e colaboradores do docente.

Título/data/local do evento e fotografia de livros abertos sobre uma mesa

A jornada de um mestrado ou doutoramento vai além dos desafios académicos - envolve também gerir emoções e lidar com pressões que podem impactar o desempenho e o bem-estar.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Páginas