Formação de Comunicação em Ciência(s)

Avaliação de iniciativas de comunicação de ciência

Videoconferência
Banner do evento

Ação de formação adiada, para data a anunciar.

 

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Ana Delicado (ICS-ULisboa).

A avaliação é uma etapa importante no desenvolvimento de iniciativas de comunicação de ciência, muitas vezes requerida pelos financiadores. Esta formação pretende, por um lado, sensibilizar para a importância de definir objetivos claros para as iniciativas, de forma a que possa ser aferido se foram atingidos ou não. Por outro lado, pretende-se explorar os diferentes tipos de avaliação: prévia, formativa e sumativa. 

Serão abordados diferentes instrumentos metodológicos para a recolha de dados, quantitativos e qualitativos: dispositivos de feedback, inquéritos, entrevistas, grupos focais, observação estruturada, personal meaning maps, etc.. Questões como amostragem, representatividade e adequação dos instrumentos aos objetivos e aos públicos serão discutidas. Serão também apresentadas as técnicas de análise dos dados resultantes e a forma como os resultados da avaliação podem ser mobilizados e divulgados. A formação procurará ser eminentemente prática, com base em debates e exercícios participativos.

Breve biografia: Ana Delicado é investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorada em sociologia, faz investigação sobretudo em estudos sociais da ciência. Dá aulas no Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável e no Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências. Dedica-se frequentemente a atividades de envolvimento do público com a ciência.

Inscrições

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências

Seminário por Charles Lenay (Research Unit COSTECH - Knowledge, Organisation and Technical Systems, Human Sciences and Technology Department, Compiègne University of Technology).

CELab PhD Seminar, por Megan Peters (Center for the Neurobiology of Learning and Memory, University of California Irvine).

Mathematical Logic Seminar, por Pedro Pinto (Technische Universität Darmstadt).

Título/data do evento e representação do planeta Terra e de um satelite

Estudantes do secundário juntam-se no Pavilhão do Conhecimento para responder a cenário de catástrofe.

Logótipo do evento

Join us as we explore the latest inventions, cutting edge technologies and research that are revolutionizing healthcare like never before.

Título do evento e representação de dois peixes

Este curso intensivo, com duração de uma semana (36 horas) e inscrições até 04 de outubro, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Francis Halzen (University of Wisconsin-Madison).

Título/data do evento e logótipos das entidades organizadoras

HiTech/S3E Start team is on a Portuguese roadshow to explain what the program is. If you are a researcher or a technology transfer officer, join us.

Título/prazo da iniciativa e logótipo do Ciências Research and Innovation Day

Participe até 10 de outubro / Submit you application until 10 October.

Título "Ciências em Segurança"

Sessões a decorrer nos dias 10, 12 e 17 de outubro, com inscrições a decorrer.

Logótipo do prémio, sobre um fundo branco

As candidaturas à 20.ª edição decorrem até 10 de outubro.

Título/data do evento/orador e fotografias de alguns parques nacionais norte-americanos

Conferência no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Ryan Kerrigan (Ph.D., P.G., Associate Professor, Department of Energy & Earth Resources, University of Pittsburgh at Johnstown).

Título/data do evento e fotografia do orador

O evento pretende aproximar as empresas e os investidores nacionais/internacionais.

Ilustração de peixe, por Pedro Salgado

Por Pedro Salgado (Biólogo, Ilustrador Científico. Professor Especialista - ilustração).

A edição de 2023 do congresso da Physis - Associação Portuguesa de Estudantes de Física é dedicada ao tema da Exploração Espacial.

Workshop no âmbito do projeto EVORISE, por Susana Monsó (UNED, Madrid) e Paco Calvo (Universidad de Murcia).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do Seminário Nacional de História da Matemática.

This workshop brings together state of the art research on the development of logic in late XIX and early XX centuries.

Logótipo do evento e composição de fotografias representativas de várias áreas científicas

Join us on 24 October for the 5th edition of Ciências Research & Innovation Day!

Título/data do evento e fotografia de parque eólico

Um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

EAP-II tem como objetivo fomentar um espaço de partilha de conhecimento entre a comunidade científica e não-científica, de uma forma simples e acessível para todos.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Título, local e data do evento, acompanhados da representação de um cavalo-marinho e das típicas chaminés algarvias

A conservação da biodiversidade em Portugal deve sair do papel e rumar a ações que promovam, no território, o normal funcionamento dos ecossistemas, para garantir o desenvolvimento sustentável, do ponto de vista ecológico e ser aceite do ponto de vista social. Urge integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos de forma a que estes possam responder oportuna e corretamente, quando chamados a intervir.

Fotografia de investigadores em contexto laboratorial

Novo prazo de candidatura: 01 a 30 de novembro de 2023.

Logótipo do curso e das entidades organizadoras

Curso técnico-científico, com inscrições até 31 de dezembro.