Formação de Comunicação em Ciência(s)

Avaliação de iniciativas de comunicação de ciência

Videoconferência
Banner do evento

Ação de formação adiada, para data a anunciar.

 

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Ana Delicado (ICS-ULisboa).

A avaliação é uma etapa importante no desenvolvimento de iniciativas de comunicação de ciência, muitas vezes requerida pelos financiadores. Esta formação pretende, por um lado, sensibilizar para a importância de definir objetivos claros para as iniciativas, de forma a que possa ser aferido se foram atingidos ou não. Por outro lado, pretende-se explorar os diferentes tipos de avaliação: prévia, formativa e sumativa. 

Serão abordados diferentes instrumentos metodológicos para a recolha de dados, quantitativos e qualitativos: dispositivos de feedback, inquéritos, entrevistas, grupos focais, observação estruturada, personal meaning maps, etc.. Questões como amostragem, representatividade e adequação dos instrumentos aos objetivos e aos públicos serão discutidas. Serão também apresentadas as técnicas de análise dos dados resultantes e a forma como os resultados da avaliação podem ser mobilizados e divulgados. A formação procurará ser eminentemente prática, com base em debates e exercícios participativos.

Breve biografia: Ana Delicado é investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorada em sociologia, faz investigação sobretudo em estudos sociais da ciência. Dá aulas no Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável e no Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências. Dedica-se frequentemente a atividades de envolvimento do público com a ciência.

Inscrições

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências