Quintas do MARE

Efeito da suplementação dietética de Gracilaria gracilis no estado de saúde e resistência patogénica de dourada, Sparus aurata

Transmissão através de Videoconferência

Por Ricardo Passos (MARE-IPLeiria).

A intensificação da aquacultura faz com que os cultivos se tornem propícios a surtos de doenças, levando a indústria a utilizar antibióticos e quimioterapêuticos. A procura por outras soluções, mais sustentáveis, leva ao emergente desenvolvimento de rações com propriedades imunoestimulantes. Este trabalho propôs-se a avaliar os benefícios da suplementação com G. gracilis na ração de dourada na saúde, bem como o seu efeito protetor face a um desafio bacteriano. Com o decorrer do ensaio registaram-se melhorias no desempenho do crescimento e influência no perfil hematológico, nomeadamente ao nível da constituição da população de leucócitos e do tamanho dos eritrócitos. A alga em pó adicionada à ração não comprometeu os sistemas antioxidantes hepáticos e a morfologia e saúde intestinal não foi afetada. Enquanto o extrato de alga aumentou a concentração de lisozima no plasma, a inclusão da alga em pó protegeu eficazmente os peixes contra uma infeção por Photobacterium damselae subsp. piscicida, causando sobrevivência até 95%. A suplementação com 5% de alga em pó provou-se ser capaz de melhorar a saúde dos peixes em aquacultura e prevenir face a potenciais perdas por surtos patogénicos.

Transmissão em direto

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Os jardins do Palácio Pimenta vão ser transformados num grande campo de estudo durante um dia.

Título, data, orador e localização do evento

RSS Meetup, por Afonso Falcão (LASIGE, DI-FCUL).

Composição de fotografias de alunos e da Reitoria da ULisboa

A ULisboa participa nos webinars “Universidade de Lisboa - Um diploma com marca internacional”, dirigidos à América Latina e ao Brasil.

Imagem ilustrativa do evento (microfone)

Nesta sessão dos Encontros de Comunicação em Ciência(s) serão apresentados alguns projetos, de âmbito nacional e internacional, que têm como ponto em comum comunicar ciência para crianças e jovens.

Título e imagem ilustrativa do evento

Webinars da redeSAÚDE, uma das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Logótipo do evento

O congresso tem como tema "Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação".

Encontro Scientia, por Leonor Rodrigues (EE - cE3c).

Geometry Webinar, por François Petit (Univ. Paris).

Logótipo do Encontro Ciência 2021

O tema do evento, “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”, lança o mote para os principais temas, desafios e oportunidades da ciência em 2021 que se faz em Portugal e na Europa.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Colóquio de Matemática, por José Agapito Ruiz (Investigador no Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Desenho de campo e atividades agrícolas

Se tem um projeto inovador, candidate-se até 16 de julho.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Título, data e localização do evento

From experiments to foundations. Seeking more intelligible explanations for Quantum Phenomena.

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa.