Quintas do MARE

Os nemátodes do estuário do Mira: qual a sua importância na determinação do estado ecológico das pradarias de Zostera noltii?

MARE - ISPA

Por Ana Sofia Alves (MARE, UÉvora).

As pradarias marinhas são ambientes estuarinos de excelência que funcionam como viveiros naturais de inúmeras espécies de elevada importância económica, particularmente de invertebrados e peixes. Esta característica impar traduz-se em enormes benefícios sócio-económicos para as populações piscatórias circundantes, que tradicionalmente vivem da apanha de marisco e da pesca. Ecologicamente, estes sistemas funcionam como filtros biológicos de nutrientes e poluentes, e desempenham ainda um papel fundamental no controlo da erosão costeira e no sequestro de carbono. Apesar do seu papel relevante, tem-se registado um decréscimo mundial das áreas de distribuição das pradarias marinhas, com fortes impactos nos ecossistemas, não só pela diminuição do habitat e diversidade, mas também pelas implicações causadas nas interações tróficas dos ecossistemas estuarinos.
No estuário do Rio Mira, incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, os povoamentos de Zostera noltii registaram um colapso total em 2008 e, apesar da recuperação natural que se tem observado, esta ocorre por impulsos intermitentes em áreas dispersas, registando-se uma tendência para a sua recuperação natural desde 2009. Neste local, a prática de apanha de moluscos bivalves para consumo humano e de poliquetas para pesca recreativa é frequente e intensa, sendo considerada, a nível global, uma das principais causas do declínio destas pradarias.
De entre as comunidades bentónicas existentes nos sedimentos, as comunidades de meiofauna e nemátodes têm um papel muito importante nos ecossistemas, estando envolvidas em processos de biomineralização de matéria orgânica, de regeneração de nutrientes, servindo de alimento para níveis tróficos superiores e exibindo uma elevada sensibilidade a perturbações ambientais. Recentemente o seu papel como indicador de qualidade ecológica e a sua integração em estudos de monitorização e impacto ambiental têm sido valorizados, sendo por isso essencial conhecer os padrões de distribuição destas comunidades.
Investigadores do MARE-Universidade de Évora têm acompanhado a recuperação natural das pradarias marinhas do estuário do Mira desde 2010, baseando-se nas respostas estruturais e funcionais das comunidades de nemátodes bentónicos para avaliar o estado dos povoamentos de Z. noltii. No âmbito do Projeto ProMira, coordenado pela Universidade de Évora (Nº31-03-02-FEP-006 do PROMAR) serão apresentados os resultados do estudo i) do efeito do marisqueio tradicional (perturbação física) na recuperação natural dos povoamentos de Z. noltii do estuário do Mira e ii) a relação entre o padrão de abundância e de biodiversidade das comunidades de meiofauna e de nemátodes bentónicos com a estado de recuperação natural dos povoamentos de Z. noltii.

13h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

O outono aproxima-se a passos largos e não tarda está aí o inverno... que alimentos se cultivam nesta altura do ano? Não sabes quais e como? Tens um terreno ao qual gostarias de dar algum uso?

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Borlido (Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra, Portugal).

Título/datas do evento, logótipos das entidades participantes e fotografia de alimentos

CIÊNCIAS associa-se à Semana da Nutrição - "Direito à Alimentação, para um Futuro Melhor", uma iniciativa do Laboratório de Nutrição | Faculdade de Medicina da ULisboa.

Título/data/local do evento e fotografias dos três oradores

A sessão irá partilhar exemplos de boas práticas de três instituições de ensino superior, nomeadamente de CIÊNCIAS.

Seminário de Lógica Matemática, por Stephen Mackereth (Dartmouth College, USA).

Webinar por Cristina Branquinho (Ciências ULisboa / cE3c).

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Ana Luísa Silva (CESAM - University of Aveiro).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, por Seán O'Callaghan (Marine and Freshwater Research Centre - MFRC at the Atlantic Technological University - ATU, Galway, Ireland).

The Genotype-Phenotype map is a conceptual and modeling tool that represents development in the context of evolution. In order to promote a philosophy of evolution more aware of the putative centrality of this important research tool, this workshop gathers evolutionary biologists and philosophers interested in the notion.

Título/data/local do evento e fotografia de três jovens

Conferência no âmbito do VII Encontro dos Presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Públicas Portuguesas - a entrada é livre, mediante inscrição prévia.

Data e logótipo do evento

Atenção! Este evento vai aumentar a tua pressão arterial. O WBME é um evento de entrada livre que certamente não vais querer perder!

Título da iniciativa e fotografia de pessoas a correr

A Universidade de Lisboa associa-se à Corrida Sempre Mulher, oferecendo as primeiras 70 inscrições na Caminhada, para integrar o grupo da ULisboa. A iniciativa é aberta a toda a comunidade da ULisboa, mediante inscrição até 07 de outubro.

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Sara Faria.

Seminário de Pós-graduação (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

INTERSELF Interdisciplinary Conference.

Curso dirigido a estudantes de todos os ciclos e a profissionais (académicos ou não) que lidem com informação que necessite ser analisada e suportada com metodologia estatística, com foco na resolução de problemas e no apoio à tomada de decisão.

Ciências Research & Innovation Day 2024

Join us on October 22 (Tuesday) for the 6th edition of Ciências Research & Innovation Day: an opportunity for faculty, researchers and innovators to share their work with both the internal and external community, fostering collaboration and networking.

Título/data/local do evento e logótipo da Unite!

A Universidade de Lisboa acolhe a segunda edição do Unite! Widening Open Science Policy Forum, centrado na promoção do desenvolvimento de universidades europeias de ciência e inovação aberta.

Título/data/local do evento e três fotografias relacionadas com a permacultura

Permacultura? Não é uma pseudociência esotérica? Uma utopia sem fundamento científico? Para desmistificar estas e outras ideias, o permacultor certificado Tiago Silva (SmartLeap) guiar-te-á pelos caminhos desta prática multidisciplinar, fundada em sólidas bases empíricas.

Título "Prémio Universidade de Lisboa '23"

Instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, o Prémio ULisboa tem como objetivo distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e projeção internacional de Portugal.

Título dos prémios e representação de tronco humano

Submissão de trabalhos de Mestrado e de Doutoramento realizados na ULisboa, ligados à temática da saúde, até 30 de outubro.

Ariel Space Mission - Consortium Meeting Lisbon

A reunião de fim de ano do Consórcio responsável pela missão espacial Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) vai realizar-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Logótipo e data do evento

O primeiro Tropical Summit visa reunir líderes de todo o mundo para abordar os desafios tropicais mais prementes.

A sessão de homenagem inclui o lançamento de uma nova edição do livro Estatística: Inferência e Decisão, anteriormente editado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, e atualmente esgotado.

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

Páginas