O Projeto ELT: Como se Prepara uma Revolução

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa

Por Carlos Martins (investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade de Porto).

Extremely Large Telescope (ELT) será o maior telescópio do mundo no visível e no infravermelho, com um espelho de cerca de 40 metros de diâmetro, quatro vezes maior que o dos maiores telescópios ópticos da atualidade.

Este projeto científico revolucionário, do Observatório Europeu do Sul (ESO), está neste momento a ser construído no Chile. No final de 2024 começará a produzir imagens 16 vezes mais nítidas do que as do Telescópio Espacial Hubble.

Carlos Martins, que desde 2012 integra a equipa científica do ELT, irá nesta palestra descrever os objetivos científicos deste projeto, entre eles alguns dos grandes enigmas do Universo.

Irá também abordar os desafios tecnológicos e administrativos de um empreendimento desta magnitude, e sublinhará o retorno para a sociedade, em áreas como a medicina e as telecomunicações, do desenvolvimento em tecnologia associado à conceção e construção do ELT.

Esta palestra, aberta ao público, é oferecida pelo encontro ibérico de Cosmologia, IberiCOS 2018, que se realiza de 26 a 28 de março, em Lisboa. A edição deste ano do encontro é organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Formação sobre gestão da ansiedade - inscrições a decorrer!

As sessões são online e realizam-se nos dias 01, 22 e 29 de outubro, 05 e 12 de novembro.

Título e data do evento, acompanhados do logótipo do cE3c e de uma fotografia de um morcego

O evento realiza-se online, via Zoom, nas tardes dos dias 1 e 2 de outubro de 2020.

Por Luís Pereira (Instituto Superior Técnico).

O Departamento de Informática promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Química e Bioquímica promove sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Estatística e Investigação Operacional promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Matemática promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

The Lisbon Circle will kick off this term. The reading group will meet fortnightly, on Wednesdays, from 14:00 to 16:00.

The reading for this term will be Ted Sider’s “The Tools of Metaphysics and the Metaphysics of Science”.

O Departamento de Geologia promove uma sessão de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

• Licenciatura em Geologia: anfiteatro 3.2.14 (edifício C3) | 17h00

O Departamento de Física promove três sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

Fotografia de Alunos de Ciências

A sessão de boas-vindas irá decorrer na sexta-feira, dia 09 de outubro, no Grande Auditório da Faculdade, localizado no edifício C3, piso 2. Contará com a presença de Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais está mais uma vez a organizar o Seminário cE3c I, que irá decorrer no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na Faculdade de Ciências.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.

A melhor Ciência faz-se em CIÊNCIAS!

An opportunity for faculty researchers to share their work with the in and out community. Spark your curiosity and your imagination.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.