Palestra

O Projeto ELT: Como se Prepara uma Revolução

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa

Por Carlos Martins (investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade de Porto).

Extremely Large Telescope (ELT) será o maior telescópio do mundo no visível e no infravermelho, com um espelho de cerca de 40 metros de diâmetro, quatro vezes maior que o dos maiores telescópios ópticos da atualidade.

Este projeto científico revolucionário, do Observatório Europeu do Sul (ESO), está neste momento a ser construído no Chile. No final de 2024 começará a produzir imagens 16 vezes mais nítidas do que as do Telescópio Espacial Hubble.

Carlos Martins, que desde 2012 integra a equipa científica do ELT, irá nesta palestra descrever os objetivos científicos deste projeto, entre eles alguns dos grandes enigmas do Universo.

Irá também abordar os desafios tecnológicos e administrativos de um empreendimento desta magnitude, e sublinhará o retorno para a sociedade, em áreas como a medicina e as telecomunicações, do desenvolvimento em tecnologia associado à conceção e construção do ELT.

Esta palestra, aberta ao público, é oferecida pelo encontro ibérico de Cosmologia, IberiCOS 2018, que se realiza de 26 a 28 de março, em Lisboa. A edição deste ano do encontro é organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

18h30