Noites no Observatório

Planetas à luz das estrelas

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
IA

Por Tiago Campante (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

Quando olha para o céu noturno, sabia que muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem? E que muitas delas albergam planetas semelhantes à Terra?

O astrofísico Tiago Campante irá contar-lhe como os astrónomos “ouvem” o som das estrelas, usando depois essa informação para caracterizarem com elevado detalhe os planetas em seu redor.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24:00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.


Nota Biográfica: Tiago Campante  é astrofísico e iniciou o seu percurso académico na Universidade do Porto, onde em 2007 se licenciou em Física e Matemática Aplicada. Seguiu-se o doutoramento, concluído em 2012, durante o qual dividiu o seu tempo entre a Universidade de Aarhus (Dinamarca) e a Universidade do Porto.

Posteriormente, o Tiago fez um pós-doutoramento na Universidade de Birmingham (Reino Unido), onde permaneceu durante cinco anos. Já em 2017, e após breve passagem como investigador pela Universidade de Göttingen (Alemanha), voltou à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto como Professor Auxiliar Convidado, desenvolvendo também investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

O Tiago é um especialista em física estelar e ciência exoplanetária, contando com mais de 100 publicações em revistas científicas da especialidade (incluindo a Nature e a Science) e tendo um papel ativo em várias missões da NASA (Kepler/K2 e TESS) e da Agência Espacial Europeia (PLATO). Além de uma presença assídua nos média nacionais e internacionais,  vê em ações de divulgação como esta uma oportunidade única de comunicar os resultados da sua pesquisa e de incentivar a prática da ciência pelos mais novos.

21h30
IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Diogo Miguel Branco Silva defende a dissertação "PIQL-Interfaces Persuasivas para uma Vida Saudável".

Queres desenvolver as tuas competências linguísticas? Gostarias de conhecer pessoas de várias nacionalidades? Estás à procura de um parceiro tandem para aprender uma nova língua?

Participa no 1.º Encontro Tandem em Ciências!

Ficção Científica, Inteligência Artificial e o futuro da humanidade (e dos robôs) estarão em debate na conversa “Olhares sobre 2001: Odisseia no Espaço de Arthur C. Clarke".

Patrick Tony Lapa Joaquim defende a dissertação "Avaliação de opções com séries de Fourier".

Nuno Ricardo Raimundo Silva defende a dissertação "A CFO-based model of coningent claims with jump risk".

João Miguel Mendes dos Reis defende a dissertação "American Options under Stochastic Volatility via a Transformation Procedure".

Maria Salomé Coimbra Carmelo defende a dissertação "Data Mining applied to Neurorehabilitation Data".

Ao todo, são três os projetos de investigação nacionais sobre tubarões e raias que partilham fundo de 100 mil euros. 

Por Gabriela Gomes (Liverpool School of Tropical Medicine, UK / Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto).

Por Nuno Peres (Universidade do Minho).

Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa).

Raquel Maria Vicente Filipe defende a dissertação "Coupled Wiener processes: from single to collective dynamics of active particles".

Joana Correia Pinto defende a dissertação "Desenvolvimento Aplicacional CRM em Modelo Cloud".

Inês da Silva Pinto Campos defende a dissertação "Trigonometria: encantos e recantos de uma abordagem didática".

Por Nuno M. Pedroso (Post-doc researcher CENA/São Paulo University and cE3c collaborator - Conservation Ecology group).

Por Henrique Leitão e Joaquim Alves Gaspar (FCUL).

Ana Rita da Silva Ferreira defende a dissertação “Otimização dos serviços de cuidados de saúde: planeamento de cirurgias eletivas em hospitais públicos".

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo?

Esta sessão conta com a participação de Cristina Branquinho (Ce3c, FCUL),  Luísa Nogueira (CCDR-LVT), Jorge Maia Alves (FCUL), André Borges (aluno FCUL) e moderados por Ricardo Trigo (IDL, FCUL).

Por Imme Van Den Berg (Universidade de Évora).

Páginas