![O telescópio espacial Euclid e o Universo invisível Título/data/local do evento, sobre representação de luzes](https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/styles/destaque/public/o-que-se-esconde-na-luz.png?itok=D_fYRPst)
Quase um ano após o telescópio Euclid ter sido colocado no espaço, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, e aprofundar as primeiras descobertas a serem divulgados pela Agência Espacial Europeia (ESA) a 23 de maio.
Nesta sessão, que conta com investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), vamos conhecer as primeiras descobertas científicas sobre estrelas, galáxias e grupos de galáxias que foram já extraídas destas imagens e das que foram divulgadas em novembro de 2023.
Iremos também antecipar os próximos cinco anos de exploração deste telescópio Euclid, que irá revelar a natureza dos constituintes invisíveis do Universo, fundamentais para compreender o passado e o futuro do Cosmos.