Noites no Observatório

Buracos Negros: Novos Horizontes

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Noites no Observatório "Buracos Negros: Novos Horizontes"

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Duas importantíssimas descobertas recentes estão a ajudar os cientistas a revelar os segredos que estes objetos extraordinários abrigam: a deteção de ondas gravitacionais, que resultam da colisão cataclísmica entre dois buracos negros, e a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, obtida pelo projeto Event Horizon Telescope.

Vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e explorar os engenhosos mecanismos que inventámos para os conseguir detetar.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional comemora os seus 100 anos de existência. As Noites no Observatório participam nesta celebração, juntando-se durante este ano aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.


Nota Biográfica

Francisco Lobo é doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século.

Para além da investigação científica, onde lidera o grupo da Cosmologia do Instituto de Astrofísico e Ciências do Espaço, está envolvido em atividades de formação e de divulgação.

21h30
IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

Edgar Tito Matias Oliveira Martins defende a dissertação "Recolha de Cyberthreat Open Source Intelligence usando técnicas de correlação de informação".

Por Paulo Oliva (Queen Mary, University of London).

Decorrerão, durante a conferência, sessões práticas sobre o uso de ferramentas avançadas de computação e processamento de dados em infraestruturas distribuídas.

Pedro Miguel dos Santos Pinto defende a tese "Proof mining with the bounded functional interpretation".

Joana Teresa de Almeida Fernandes defende a tese "Avaliação do risco cardiovascular na Atividade Seguradora".

Por André Abath (Universidade Federal Minas Gerais Belo Horizonte).

O evento conta com a participação de Thibault Langlois (Ciências ULisboa), que irá apresentar o tema "Deep Learning: over-view and examples of applications in O&G engineering".

Logótipo associado à frase "CASE STUDY RESISTIR", sobre um fundo branco

A emergência de "hospitais inteligentes" proporciona a oportunidade para a implementação na área das doenças infecciosas dos novos sistemas de medicina preditiva, personalizada, preventiva e participativa (P4 Medicine).

Mariana Marques, do cE3c, contribuiu para esta obra com fotografias de mamíferos obtidas através de armadilhagem fotográfica, no âmbito da sua tese de mestrado.

Por Joana Nunes da Costa (Universidade de Coimbra).

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Rodrigo Arimura Osawa defende a tese "Degradação de contaminantes emergentes: um estudo por espectrometria de massa e outras técnicas analíticas".

Imagem de uma sweatshirt azul, com o logótipo estampado do Programa Erasmus +

Estágios para recém-graduados: Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2019.

Diogo Miguel dos Santos Martins defende a dissertação "Assessment of the spatio-temporal variability and estimation accuracy of drought indices and evapotranspiration".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

A iniciativa visa estreitar as relações entre investigação, produtores e consumidores através da agroecologia.

Pôr-do-sol em Lisboa

Lisboa será palco da Primeira Conferência Internacional Comunidades de Energia.

A conferência é organizada pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, através do projeto COMPILE, e pelo grupo CCIAM do cE3c, FCUL, através dos projetos PROSEU e BEACON.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

As provas, requeridas por Miguel Brás de Carvalho, decorrem nos dias 17 e 18 de outubro de 2019.

No dia 18 de outubro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Statistical modeling of extremes".

A iniciativa conta com a participação de Diana Prata (Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, FCUL / King’s College, London UK / ISCTE, Lisbon, Portugal), que irá debater o tema "The neurobiology of morality: the role of oxytocin".

Logótipo da IAESTE, acompanhado de imagens de jovens

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades intervenientes)

Are you a ULisboa student and do you consider yourself a problem solver? Do you want to know more about innovation and entrepreneurship and experience it hands on?

VI Feira da Matemática

Dois dias repletos de atividades científicas, culturais e educativas dirigidas a todos os públicos.

Páginas