23.º Encontro Nacional de Ecologia

Instituto Pernambuco-Porto
Imagem do evento - título, local e data do evento

Após meses de negociação, o Parlamento Europeu adoptou a Lei do Restauro da Natureza a 27 de Fevereiro. Mais de 6000 cientistas estiveram na base de toda esta discussão, arranjando argumentos para pressionar os políticos a aceitar esta adopção.

Este papel dos cientistas e da sua capacidade de justificar, com base em conhecimento científico, é urgente ser reconhecido. A atual situação de alteração climática que vivemos, com os ecossistemas terrestres e marinhos a mostrar que os limites críticos se estão a aproximar, indicia riscos globais. Os limites, uma vez ultrapassados, poderão resultar em mudanças rápidas e persistentes. Gerir e mitigar com precisão os riscos requer uma mudança fundamental no pensamento sobre o valor da natureza, incluindo a contabilização do capital natural e dos custos da degradação dos ecossistemas no desenvolvimento económico e na qualidade de vida. 

Qual o papel da investigação ecológica, básica e fundamental, para dar resposta a situações de crise?  
Como integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos no planeamento de conservação? Como proteger o que ainda não se conhece? Como mostrar que o conhecimento das comunidades biológicas e do seu funcionamento para compreender as consequências ambientais, económicas e sociais de uma transição energética feita a qualquer custo é necessário e urgente?

Estas e outras questões vão servir de mote para demonstrar a necessidade dos ecólogos se juntarem, partilharem experiências e resultados e discutir temas relevantes que procuram juntar a ciência à sociedade, sem abdicar do seu foco principal: não há conhecimento sem investigação científica. 

É este o desafio do 23º Encontro Nacional de Ecologia, que incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia. O BIOPOLIS/CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), centros de investigação associados à Universidade do Porto onde a investigação fundamental em ecologia é um ponto forte, organizam com a SPECO este 23º ENE. O ENE terá lugar nas instalações do Instituto Pernambuco.

 

 

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia