Encontros Scientia

Modeling the transmission risk of Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis across the mammal community of a Mediterranean agro-forestry farmstead

Sala 2.2.21, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)
Cartaz do evento

Por Letícia Duarte (cE3c - Conservation in Socio-Ecological Systems).

Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP) is the etiological agent of paratuberculosis, a chronic infection affecting ruminants worldwide. In wildlife, MAP was first detected in the European rabbit and has since then been reported in a very broad host range, mostly in small sample size studies. Information on the ecological factors that increase infection risk at the livestock-wildlife-environment interface remain scarce.

Thus, this work aimed at determining which factors modulate the exposure of a mammal community within a Mediterranean agro-forestry farmstead to MAP. Through field, molecular and ecological modeling approaches, MAP prevalence, distribution and spatial risk at the livestock-wildlife-environment was estimated in the study area by screening 436 samples. Using molecular detection of IS900 as proxy, MAP was identified in the scats of ten wild mammal species (n = 206), with emphasis on wild rabbit (19% prevalence). MAP was also detected in cattle managed in the farmstead (animal and herd prevalence, 54% and 100%; n = 150) and in soil (44%, n = 80). We hypothesize that the high prevalence registered in cattle and soil may perpetuate intra and interspecific transmission. Land use and host-related variables were the most important factors that influenced exposure of mammals to MAP.  Based on explanatory variables, the spatial prediction of MAP occurrence in wildlife indicated two hotspots with increased risk but future studies are needed to confirm this projection. This study represents a significant step forward in the knowledge of MAP occurrence at the livestock-wildlife interface in a Mediterranean agroecosystem.

Transmissão via Zoom (pw: 704429).

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Pedro Nunes.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Fauna e flora, investigação e educação, pela lente de cientistas e jovens biólogos.

Um convite à descoberta da vida na Serra de Grândola.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!