Dia Nacional da Cultura Científica

Encontro Nacional “Os 4 Elementos”

Sala 6.2.56, Ciências ULisboa
Imagem ilustrativa do evento

Assinalam-se, em 2021, os 25 anos do Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado a 24 de novembro, por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariago Gago, em homenagem ao divulgador de ciência, professor e poeta Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

O PNL2027 associa-se a esta efeméride, promovendo o Encontro "Os 4 Elementos". A iniciativa é destinada às escolas, que participaram nos projetos Terra MaterO Fogo de PrometeuLer+ Mar e Ler + Espaço, e pode ser vista por streaming.

Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, orador, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA).

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Imagem representativa de um mundo digital

Sessão de apresentação dos Mestrados do Departamento de Informática.

Fotografia de bando de aves

O National Geographic Summit está finalmente de volta!

Fotografias do Estuário do Tejo

Concurso de fotografia no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", com candidaturas de 18 de abril a 31 de maio de 2022.

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas" (Ciências ULisboa, outubro 2016 a março 2017)

A sessão conta com a presença do coordenador, docentes e alunos do Mestrado.

Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-vos?

Título e data do evento, sobre uma fotografia de um elétrico

The course aims to provide a better understanding of how to use and customize NIMBLE's statistical algorithms.

Joint LIP/CFTP Seminar, por Chris Hays (University of Oxford).

Fotografia de peixes

Sessão de apresentação dos Mestrados 2022/2023.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Pormenor de vida marinha

Seminários doutorais no âmbito do Doutoramento em Biologia de Ciências ULisboa.

The goal of this event is to allow PhD students from our research unit / faculty (LASIGE / FCUL), and other institutions, to disseminate their work and fostering knowledge sharing and cross-institution student collaborations.

Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos.

Título do evento e indicação dos oradores

Encontro de Comunicação de Ciência(s), por Diogo Veríssimo (Universidade de Oxford), Maria Vicente (Plataforma de Ciência Aberta) e Milene Matos (BioLiving; Município de Lousada).

Fotografia de lobo

Seminário de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Sofia Lino.

Banner do evento

Sessão de apresentação de e-book no âmbito do projeto HOUSE (Hábitos e AlimentaçãO dos Universitários na SaúdE).

Seminário de Geometria, por Daniel Barlet (Institut Elie Cartan, Géométrie, Université de Lorraine, Nancy).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do Seminário Nacional de História da Matemática.

This is a mostly practical course offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software. These will include all steps of a research project, from the optimal sampling of communities to process inference from large-scale patterns of taxon, phylogenetic and functional diversity.

Banner do evento

A Summer School dedicated to enhance skills on blue entrepreneurship, held just before the Lisbon United Nations Ocean Conference 2022.

Cartaz do evento

O workshop visa permitir aos formandos ultrapassar as primeiras barreiras na escrita, estabelecer um sistema e uma disciplina de escrita e produzir um primeiro draft sobre o qual trabalhar com o supervisor correspondente.

Fotografia de documentos antigos

Logótipo do evento e fotografia da cidade de Lisboa

Na conferência serão abordados temas relacionados com a gestão, avaliação e mitigação de riscos naturais e tecnológicos, assim como o seu impacto na saúde e nas sociedades.